Começou a funcionar na manhã desta quinta-feira (19/07) a Ouvidoria do Hospital Agamenon Magalhães (HAM). O serviço está instalado no térreo da unidade e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h. Dois ouvidores irão se revezar para registrar e encaminhar reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados ao funcionamento do hospital.

“Esse é mais um passo para a melhoria do SUS e dos serviços de saúde do Estado. Estamos trabalhando para promover a cidadania, garantir os direitos e possibilitar o acesso dos usuários ao atendimento de qualidade”, afirmou a gerente geral de Assistência à Saúde da SES, Tiago Feitosa, durante a solenidade de inauguração.

Segundo os ouvidores Roberto César e Nádia Prates, o serviço funcionará no HAM através de três canais: as caixas de sugestões espalhadas pelo hospital, pelo e-mail ouvidoria.ham@saude.pe.gov.br, ou de forma presencial. Para quem preferir ser atendido por telefone, a Secretaria Estadual de Saúde dispõe do número 0800.286.2828.

O atendimento presencial funciona de maneira simples. Ao chegar na sala da Ouvidoria o usuário abrirá um novo registro. Em seguida o ouvidor irá analisar o conteúdo e encaminhar para a gerência competente. As gerências, por sua vez, devem tomar as providências e devolver a resposta à Ouvidoria, que por fim informa ao usuário as medidas adotadas. O prazo para todo o processo é de oito dias úteis.

No caso especifico das denúncias, o encaminhamento é feito para a direção do Agamenon Magalhães. “A idéia não é fiscalizar, nem punir os funcionários, mas ouvir a população para que as dificuldades, que eventualmente surjam, possam ser solucionadas”, afirma o diretor do HAM, Antônio Trindade.

O Hospital Agamenon Magalhães é o segundo, dos cinco grandes hospitais da RMR, a instalar um serviço deste tipo. O Hospital Otávio de Freitas já conta com uma ouvidoria interna. O plano da SES é descentralizar esse tipo de órgão para que os cinco principais hospitais da RMR.

“A ouvidoria funciona como uma ponte entre a instituição e o ambiente externo e contribui para o aprimoramento da qualidade do atendimento e da estrutura do HAM”, ressalta o ouvidor Roberto César. Ainda segundo ele, a intenção da Ouvidoria é atuar com justiça, ética e equilíbrio.