Se trabalhar na saúde é, por um lado, lidar com o prazer de cuidar e curar, também significa estar diariamente em contato com a dor do paciente, com a angústia da família. Aproveitando as comemorações da Semana Mundial da Saúde (a primeira de agosto), o Hospital Correia Picanço, ligado à Secretaria Estadual de Saúde, realizará, a partir da próxima segunda-feira (27/08), uma série de eventos para “cuidar de quem cuida”, ou seja, para dar assistência aos profissionais que se dedicam no dia-a-dia aos cuidados da saúde de outras pessoas.

Os eventos prosseguem até a próxima quarta-feira (29/08). Na programação (ver abaixo), estão quatro palestras que tratarão de temas ligados a obesidade, hipertensão e diabetes. Além disso, estão em foco o calendário vacinal, os hábitos alimentares e os malefícios do cigarro no homem. Durante os três dias, os 420 funcionários do Correia Picanço também poderão contar com serviços de vacinação para diversas doenças, exames para verificar a glicose, aferição da pressão e avaliação nutricional.

Tudo para alertar os profissionais para seguirem um novo estilo de vida. “Às vezes, alguns servidores não têm tempo para si”, frisou a chefe do setor de Humanização do Correia Picanço, Fátima Moscoso. “Constatamos que alguns médicos, por exemplo, cometem alguns erros alimentares devido ao volume de trabalho que acumulam. Ao invés de comerem uma fruta na hora do lanche, por exemplo, preferem uma coxinha ou um cachorro quente. Queremos mudar esse hábito, beneficiando os profissionais a longo prazo e, por conseguinte, os pacientes”,  acrescentou Fátima Moscoso.

Programação
27/08 – 10h – Obesidade, hipertensão e diabetes. Palestrante: Shirley T. Luna
28/08 – 10h – Calendário vacinal para profissionais de saúde. Palestrante: Margareth Barbosa Lacerda
29/08 – 8h30 – Malefícios do cigarro no homem. Palestrante: Reginaldo Falcão.
29/08 – 10h – Hábitos alimentares saudáveis. Palestrante: Michele Lúcia dos Santos.