A Secretaria Estadual de Saúde (SES) montou um grupo de trabalho para agilizar a inauguração do Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, Zona da Mata pernambucana. Duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem vão identificar as necessidades da unidade no que se refere ao quadro de profissionais e às áreas de atendimento de média complexidade demandadas pela população da região. A expectativa é de que o hospital esteja funcionando em aproximadamente 60 dias.

Com recursos do Promata, o Hospital Ermírio Coutinho vai custar R$ 4,5 milhões, dos quais um terço do valor está reservado para a compra de equipamentos. “Já está quase tudo comprado. Os móveis estão todos lá, assim como o berçário. O que está faltando, devemos comprar em 30 dias”, assegurou José Bezerra.
A contratação dos profissionais para atuar na unidade (cujo quantitativo será dimensionado pelo grupo de trabalho) está autorizada desde a sexta-feira passada. Além desses, 105 servidores que já são do quadro da SES e 60 servidores municipais passarão a atender em Nazaré da Mata. O hospital prestará atendimentos de média complexidade, disponibilizando serviços como endoscopia digestiva, cardiologia e oftalmologia.

O Hospital Ermírio Coutinho está sendo viabilizado graças a um convênio entre o governo estadual e as prefeituras de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Vicência, Aliança e Buenos Aires. Com R$ 76 mil mensais previstos para gastos com recursos humanos, a unidade vai desafogar a demanda em hospitais estaduais do Grande Recife.