No próximo sábado, dia 5 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza a primeira campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva em 2007. Na mira da Gerência de Vigilância Ambiental estão 80% dos animais de 32 municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata (I e III Regionais de Saúde), consideradas áreas críticas para a doença em Pernambuco. Em setembro, outra campanha vai atingir a todas as 184 cidades pernambucanas.

O Ministério da Saúde enviou 10% a mais que a meta de vacinação em cada município para esta campanha. "Estabelecemos em 80% porque o restante são animais de rua, que não conseguimos alcançar", explica o gerente de vigilância ambiental, Francisco Duarte.

Para imunizar os cerca de 400 mil cães e gatos previstos para esta campanha, a SES estará presente em 2.503 postos de vacinação com uma equipe de 7,6 mil pessoas. A população está sendo avisada sobre a campanha através de faixas e cartazes colocados em locais estratégicos. A ação de maior visibilidade será uma caminhada, na sexta-feira, a partir das 14h, saindo da Praça Osvaldo Cruz, onde fica a SES, no bairro da Boa Vista, centro do Recife.

Este ano, foram registrados três casos de raiva animal, todos na Zona da Mata – ano passado foram sete casos em Pernambuco. O último caso de raiva humana foi contabilizado em 2006, depois de três anos sem ocorrências no Estado. "Reduzimos muito as contaminações. Estamos em processo de controle da doença", afirmou Francisco Duarte.

SINTOMAS - Doença 100% letal que atinge, principalmente, carnívoros domésticos e, em especial, o cão, a raiva tem como agente causador o rabdovírus neurotrópico. Os sintomas se apresentam de várias formas, dificultando assim uma padronização. Há duas modalidades do vírus: a raiva nervosa ou paralítica, que apresenta sintomas como tremores, convulsões, câimbras e paralisia; e a raiva agressiva, que deixa o animal afônico, sem beber água e agressivo. A doença, quando transmitida ao homem, também não tem cura.

Serviço Raiva:

O que é:
A raiva é uma zoonose infecto-contagiosa, causada por um vírus que atinge mamíferos, inclusive o homem, causando distúrbios no Sistema Nervoso Central, com 100% de letalidade.

Transmissão:
O vírus da raiva é transmitido ao homem através da saliva ou baba do animal contaminado, em casos de mordidas, lambidas em ferimentos, arranhões ou cortes. Os principais transmissores do vírus da raiva ao homem são os cães e gatos.

O que fazer quando agredido por animal:
Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo de casa.

Sintomas do animal raivoso:
agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva (boca aberta e babando), dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.