Na manhã desta terça-feira, 22, a partir das 08h30, a Rede Estadual de Combate aos Acidentes com Queimaduras, formada pelo HR, ONG Criança Segura e Corpo de Bombeiros, lança a campanha deste ano com o Seminário de Mobilização para o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Queimaduras que será realizado no auditório do HR. A data de mobilização nacional é comemorada no dia 06 de junho, mas as ações da Rede começam a partir desta terça-feira.

Entre as ações da campanha que serão divulgadas, está a distribuição de cartazes educativos na frota de ônibus da EMTU e atividades em escolas públicas. A novidade deste ano está na atenção que será dada ao interior do Estado. Dados do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração indicam que 60% dos pacientes atendidos no setor são do interior de Pernambuco. Para atingir essa população, a Rede irá promover um treinamento com os profissionais das Gerências Regionais de Saúde do Interior, além de distribuir cartazes educativos nos hospitais do Agreste e Sertão.

O Seminário é aberto ao público e vai tratar desde os temas mais corriqueiros sobre prevenção de acidentes até os procedimentos que não devem ser aplicados enquanto se espera por socorro profissional. Um segundo momento do evento será mais específico para os profissionais e estudantes da área de saúde abordando os procedimentos hospitalares.

No mesmo dia, serão abertos 12 leitos do CTQ/HR, que estavam em reforma, ampliando para 40 o número de leitos do Centro.

Dados - No Brasil, a queimadura é a primeira causa de seqüelas de crianças e adolescentes até 14 anos. A cada ano cerca de 300 mil crianças se queimam, dessas quase 500 morrem e outras 18 mil ficam com alguma seqüela física. Ao contrário do que muitos pensam, as festas juninas não são as maiores responsáveis pelo aumento da incidência de casos. “Apenas 2% do saldo anual dos acidentes por queimaduras que recebemos no HR são causados por fogos. A população tem de ser lembrada que esse tipo de acidente ocorre o ano todo, e os cuidados devem ser constantes já que a maior parte dos casos vem de acidentes domésticos com álcool, eletricidade e líquidos quentes como água, óleo e leite”, alerta Marcos Barreto, diretor do Centro de Queimados do HR.

As crianças acabam sendo as principais vítimas desse tipo de acidente, representando 55% dos atendimentos no HR. Como são menores possuem a pele mais sensível, acabam tendo uma maior parte do corpo atingida e comprometida. “A criança não tem a percepção do que representa perigo. Ela está na fase de descobertas e faz isso explorando o mundo em sua volta, por isso, é tão importante que os adultos estejam atentos à segurança dos pequenos”, alerta Luiza Batista, coordenadora regional da ONG Criança Segura.

Dicas - Em caso de queimaduras graves, não é recomendado passar nenhum tipo de produto caseiro. A vítima deve colocar a parte atingida em água corrente, envolver com pano limpo e úmido e chamar por socorro médico. Por mês, o CT/HR atende uma média de 250 pacientes. Somente no ano passado, a Unidade de Queimados atendeu mais de três mil pessoas.

Serviço:
O que: Seminário de Mobilização pelo dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Queimaduras
Quando: Terça-feira (22/05), das 8h às 12h
Onde: Auditório do HR