Com serviços simples e oferecidos de forma descomplicada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem contribuído para promover hábitos saudáveis entre a população, durante a Semana da Cidadania. O evento, realizado pelo Metrorec, na Estação Central do Metrô, prossegue até hoje, com estandes de orientação e atendimento, além de 70 técnicos em diversas áreas da atenção básica. 

Além da SES, participam da mobilização a Central de Transplantes, Hemope, Instituto Materno Infantil e outras instituições. As ações da Semana da Mobilização são oferecidas das 8h às 17h. Aplicação de flúor bucal, aferição da taxa de glicemia e vacinação contra hepatite B são alguns dos serviços oferecidos gratuitamente na estação.

O autônomo Carlos André Silva, soube do evento e decidiu levar seus três filhos para serem atendidos na unidade móvel da Saúde Bucal. Assim como ele e seus familiares, pelo menos mais quatro mil pessoas deverão ser atendidas, até sexta-feira.
Parceria entre o Estado e os municípios de Recife e Jaboatão, o ônibus adaptado estará munido de um escovódromo com capacidade para atender mil pessoas por dia. Lá, crianças e adultos receberão aplicação de flúor, ganham escovas de dente e são orientados para uma escovação mais eficiente.

A SES ainda vai distribuir 15 mil preservativos durante as ações educativas em DST/AIDS e fazer, no mínimo, dois mil testes da aferição da taxa de glicemia. O teste é rápido, em um minuto o paciente já tem o resultado. “Gostei muito do atendimento”, diz o aposentado Leonildo Ferreira, que desconfiava estar com hipoglicemia. “Depois que ouvi a orientação da médica, estou mais tranqüilo”, afima.
Em outro estande é possível também calcular o índice de massa corpóreo (IMC), através do qual o paciente sabe se realmente está dentro do peso ideal. Outros setores de atenção à saúde também estarão presentes orientando a população sobre cuidados básicos de prevenção e melhores hábitos de vida, como Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde da mulher, Pessoa com Deficiência e Educação em Saúde.