Seguindo o lema “Cuidar de quem cuida”, a Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps), ligada à Secretaria Estadual de Saúde (SES), deu mais um passo na missão de valorizar os profissionais e promoveu no último dia 25/07 uma palestra dirigida aos servidores. Com o tema “Bioenergética: uma maneira de pensar o corpo energeticamente”, o evento teve início às 10h no auditório central da SES e foi ministrado pelo médico reumatologista e terapeuta bioenergético Rubert Nóbrega.

O palestrante iniciou o encontro falando sobre as conseqüências da solidão na vida das pessoas e mostrou, através de pesquisas, que o isolamento social agrava a suceptividade a doenças. Em seguida, deu continuidade informando o que é a Bioenergética e como ela pode melhorar o desempenho pessoal e profissional dos servidores.  Quem participou da palestra pôde também aprender exercícios de flexibilidade, equilíbrio e respiração.

Dessa forma, os servidores compreenderam os processos energéticos do corpo e aprenderam a fazer da Bioenergética uma terapia complementar a tratamentos médicos. Isso porque essa terapia ajuda na prevenção de doenças, no combate à depressão, além de melhorar a auto-estima. A funcionária Indra Leal é freqüentadora assídua das atividades promovidas pela Uniaps. “As palestras são importantes porque a gente adquire conhecimento ao mesmo tempo em que aprende a se conhecer e se relacionar com as outras pessoas. O ambiente de trabalho fica bem mais agradável, é uma forma de desestressar”, afirmou a servidora.

A Uniaps promove esse tipo de evento mensalmente. “Isso resulta em uma maior produtividade, pois os profissionais têm um melhor desempenho quando são motivados e não quando são pressionados”, ressaltou o terapeuta Rubert Nóbrega, que vê nessas palestras uma forma de induzir as pessoas a viver e conseqüentemente trabalhar melhor. “É preciso orientar os servidores para que eles possam ter mais qualidade de vida e satisfação naquilo que fazem”, completa a gerente da Uniaps, Fátima Souza.

As palestras são apenas uma das atividades promovidas pela Uniaps. Aulas de dança, consultas médicas e psicológicas, exibição de filmes, entre outras atividades terapêuticas, também são oferecidas como parte da política de valorização profissional.