O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, deu posse na última quarta-feira (06/06) pela manhã ao novo diretor-presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Em solenidade no auditório Luiz Gonzaga dos Santos, na sede do Hemope do Recife, localizado no Derby, o médico hematologista Divaldo Almeida Sampaio assumiu uma instituição que conhece bastante. Além de ser funcionário desde a inauguração da casa, em 1977, Sampaio foi presidente do órgão entre 1991 a 1994.

Ao presidir a transmissão do cargo, Jorge Gomes enalteceu o trabalho realizado pela antecessora Alita Azevedo (à frente da unidade desde 2004) e elogiou bastante o método de seleção simplificada implantado pelo governador Eduardo Campos, resultando na justa aprovação de Divaldo Sampaio. “Gostaria de deixar bem claro que a instituição e seus servidores podem contar com toda nossa contribuição para colocar o Hemope no lugar de destaque que lhe é reservado na saúde pública não só de Pernambuco, mas do País”, disse.

Agradecendo a confiança do governador Eduardo Campos e de Jorge Gomes, o novo diretor-presidente do Hemope informou que, entre suas propostas de gestão, estão o fortalecimento das unidades do Interior, priorizar as transfusões de sangue nos leitos do Sistema Único de Saúde no Estado e expandir a capacidade de produção da albumina humana, em uma parceria com a Hemobrás, que deverá iniciar suas atividades em Pernambuco em 2010.

Maior referência do Estado em Hematologia e Hemoterapia, a Fundação Hemope conta com 10 unidades hemoterápicas em Pernambuco, sendo uma em cada Gerência Regional de Saúde. A instituição se destaca nacionalmente também por ser a única pública no Brasil a produzir hemoderivados em escala industrial. Por ano, a fundação fabrica 45 mil frascos de albumina humana e, atualmente, está desenvolvendo um projeto-piloto para a produção de imunoglobulina e fatores de coagulação.