A relação entre médicos e pacientes sempre foi de confiança e amizade, mas a preocupação gerada por estar lidando com um problema de saúde pode levar o doente a adotar uma postura de rejeição ao tratamento. Entender esse paciente e reconquistar o bem-estar na unidade de saúde foi o principal foco da mesa-redonda realizada nesta quarta-feira (18/07), às 14h, pelo Hospital Correia Picanço, para enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem da unidade.

O bom relacionamento entre médico e paciente garante um atendimento mais humanizado, e saber lidar com os diferentes usuários é fundamental para isso. “É através da conversa, acalmando, explicando e convencendo o paciente dos seus direitos que você pode reduzir as tensões no atendimento”, diz Adriana Paula, gerente de enfermagem do hospital.

Além do estresse do dia-a-dia, o não entendimento das necessidades de tratamento que a sua doença exige pode gerar o nervosismo do usuário que procura atendimento nos hospitais. Catarina Ugiette, fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren), explica como o ato de parar para ouvir e conversar com uma mulher que estava nervosa com a internação da sua mãe foi o suficiente para acalmá-la, sugerindo que muitas vezes assistir emocionalmente o paciente é o principal recurso dos profissionais de enfermagem. “Eles são humanos como nós e podem se desesperar com o medo de perder um parente”, conclui.

Segundo Adriana, o profissional tem de estar preparado, ter conhecimento dos seus direitos e deveres, mas também dos direitos do paciente, como o de ser explicado sobre o tratamento prescrito. “O usuário pode se negar a receber o tratamento ou exigir mais do que realmente precisa. Então, o mais importante é sensibilizar os profissionais para melhor lidarem nessas situações e manterem sempre um diálogo com ele”, diz.

O debate foi realizado no auditório do Hospital Ulysses Pernambucano, na Tamarineira, e, além de profissionais de enfermagem do Correia Picanço, estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Enfermagem, Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco e do Sindicato dos Profissionais de Saúde de Estado.