A Secretaria Estadual de Saúde está concluindo nos próximos dias, a implantação do Sistema de Abastecimento d’água de Porto de Galinhas. As vilas de Porto e Maracaípe, que eram abastecidas exclusivamente com água de poços de pequena profundidade e de má qualidade, passarão a contar com água tratada e com fornecimento regular a partir deste mês.

A implantação do sistema teve início em 2002 e um custo total de mais de R$ 6 milhões, recursos do Projeto Alvorada, em convênio do Governo do Estado/Secretária de Saúde e a FUNASA, que será revertido em benefício à população local de cerca de 11 mil pessoas das vilas de Porto de Galinhas, Macaraípe e Muro Alto.

A Secretaria de saúde, juntamente com a COMPESA, que operará o sistema, começam os teste do sistema na próxima semana, com o bombeamento d’água (da captação para a elevatória e adutora de água bruta), enchimento dos reservatórios e testes de tratamento.

Após isso, serão realizados os testes da rede de distribuição e as ligações aos domicílios. Aqueles que já tiveram suas ligações realizadas já poderão se beneficiar, ainda em fevereiro, desse importante investimento do estado na saúde da população.
Dentre as etapas já concluídas da obra estão a captação com barragem no rio Arimbí, adutora de água bruta, estação de tratamento (com capacidade de tratar 4.650m3 d’água por dia), uma elevatória de recirculação e 48.294 metros de rede de distribuição com 2.760 ligações domiciliares.