Uma equipe de profissionais de saúde bem treinada e orientada para fazer os primeiros atendimentos pode ser um fator decisivo na missão de salvar vítimas de acidentes com queimaduras antes de chegarem a um serviço especializado. Por isso, a equipe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração, chefiada pelo médico Marcos Barretto, chegou ao arquipélago de Fernando de Noronha na última quinta-feira (03/04), para orientar médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do Hospital São Lucas, na Ilha, sobre os procedimentos que devem ser adotados nesse tipo de caso.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o CTQ e a ONG Criança Segura, que passarão três dias na ilha oferecendo, juntos, treinamento e palestras para profissionais de saúde e para a população. Os assuntos abordados serão queimaduras e acidentes em geral com crianças. Além do hospital, o CTQ e a Criança Segura irão também às duas escolas locais, com a finalidade de orientar pais e professores sobre os cuidados que devem ser tomados para manter os pequenos longe dos riscos.

O treinamento oferecido pelo CTQ, principal referência nessa área em todo o Norte-Nordeste, havia sido realizado pela primeira vez em Fernando de Noronha há três anos. "Quando se trata de prevenção, a reciclagem é muito importante. Até porque os funcionários que estão na ilha costumam mudar constantemente", explicou Marcos Barretto. No Hospital, os profissionais de saúde serão orientados sobre como preparar o paciente para remoção, enquanto aguardam o transporte para o Recife. "Vamos deixar lá um protocolo com a seqüência de atendimento necessária", explicou Barretto.

Fernando de Noronha possui uma população de aproximadamente 2,3 mil habitantes e localiza-se a uma distância de 540 quilômetros da Capital pernambucana.