Ao lado de outras instituições públicas e privadas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa amanhã (05/07), durante todo o dia, do seminário “Projeto Promoção da Saúde dos Homens na Perspectiva da Educação Popular em Saúde”, que tem como objetivo discutir e estruturar, em Pernambuco, uma rede inédita de atendimento e prevenção à saúde direcionada às pessoas do sexo masculino. O evento, que é gratuito, começa a partir das 9h da manhã, no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
Na ocasião, também serão divulgados os avanços da estruturação da política estadual de saúde dos homens, com o fortalecimento de parcerias e a participação da sociedade civil nos projetos. Até o momento, já foram realizados dois encontros estaduais e criados quatro grupos de trabalho, com o claro objetivo de cobrir áreas importantes da saúde, para ofertar (em um futuro próximo) serviços essenciais para os homens.
 
“Queremos atender os homens na questão da violência, como causa de mortalidade da população do sexo masculino; na promoção, prevenção e educação em saúde, quando se trata de fortalecer a atenção básica; e, além disso, queremos olhar os homens com o auxílio da epidemiologia, de maneira que possamos criar indicadores e banco de dados confiáveis para a saúde do homem”, explicou o gerente de Atenção à Saúde do Homem, Oswaldo Negrão.
 
“Além dessas três áreas, estamos com outro grupo, que tem o propósito de organizar e estruturar os serviços de média e alta complexidade para os homens, na rede estadual de saúde”, acrescentou. 
 
O seminário, promovido pelo grupo Universos Masculinos, ONG vinculada ao Núcleo de Saúde Pública (Nusp), também irá desenvolver reflexões, junto aos municípios, universidades e movimentos sociais acerca da saúde do homem. Além disso, o evento deverá articular gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e conselheiros da área.
 
“Esse é um momento muito proveitoso”, classificou Oswaldo Negrão. “Estamos tendo apoio da sociedade civil organizada, conselhos de classe, ONGs e técnicos da SES. Esta diversidade de opiniões e experiências acumuladas nos propicia discussões amadurecidas e legitima nossa ação de implantação da Política Estadual”, concluiu.
 
Iniciativa – O pontapé inicial para a construção da Política de Atenção à Saúde do Homem foi dado no segundo semestre de 2006, mas só em abril deste ano ela saiu do papel e ganhou força, quando o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, criou a Gerência de Saúde do Homem. Dentre os temas debatidos para a construção dessa política estão a qualificação da rede pública para melhor atender esse público, com serviços especializados tanto na área médica quanto na psicossocial.    
 
Serviço
Evento: Seminário “Projeto Promoção da Saúde dos Homens na Perspectiva da Educação Popular em Saúde”
Horário: Amanhã (05/07), a partir das 9h
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE