O secretário executivo de Promoção à Saúde, Cláudio Duarte, e o coordenador estadual do Programa DST/Aids, François Figueirôa, tiveram na última segunda-feira (12/02), pela manhã, um encontro com o músico José Nunes de Sousa, o maestro Nunes, famoso arranjador de frevos do Carnaval pernambucano. Autor de mais de 3 mil canções, o maestro foi requisitado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para compor mais um exemplar do ritmo genuinamente pernambucano, que completou nesse mês 100 anos de existência.

A idéia é executar a música durante os dias de carnaval, nos pólos de folia em Olinda e Recife. Servindo como um jingle, a canção alerta sobre a necessidade de os foliões se prevenirem contra a Aids, ressaltando o uso da camisinha nas relações sexuais. A música deverá ser gravada ainda essa semana. “Escolhemos o frevo porque pretendemos atingir as pessoas, a partir de sua própria cultura”, afirmou o secretário Cláudio Duarte.

A letra do maestro Nunes, um dos homenageados do carnaval de Recife desse ano, foram analisadas pelo secretário executivo e pelo coordenador estadual do Programa DST/Aids, e deverá sofrer pequenas mudanças. Mas nada que tire seu consagrado estilo musical. “O importante é que possamos fazer com que a música fique na cabeça das pessoas. E, nesse sentido, o frevo ajuda bastante”, afirmou o coordenador François Figueirôa. Aprovando a parceria entre saúde e frevo, o maestro Nunes afirmou que fazer a composição com o tema foi proveitoso. “Foi muito bom fazer essa música, porque ela abre as portas para muitas outras que também poderão vir”, brincou.