Em vez de bisturis e estetoscópios, confetes, serpentinas, apitos e bombos. Os Doutores da Alegria levaram ontem sua animação aos pacientes do Hospital da Restauração, a bordo do bloco do Miolinho Mole, que faz sua segunda apresentação no Carnaval deste ano. Inspirado no bloco do Miolo Mole, que já desfila nas ruas do Recife há quatro anos, a novo projeto da ONG que realiza atividades de recreação com pacientes em atendimento em unidades de saúde pública contagiou de alegria os corredores e salas do HR, deixando pacientes, funcionários e visitantes no clima da folia.

Os nove doutores chegaram ao HR com a Bobulância, portando instrumentos musicais como apitos, rói-róis, bombos e cornetas. Passaram por todos os setores da unidade de saúde, entoando versões bem particulares de canções carnavalescas tradicionais, que logo estavam na ponta da língua de todos os que os acompanhavam. O bloco fez sucesso especialmente na ala pediátrica do hospital, onde encontrou os pequenos pacientes já fantasiados e com os rostos pintados, além da decoração carnavalesca do andar, pronta para receber os doutores.

Os Doutores da Alegria estão presentes no dia-a-dia do HR, realizando atividades na pediatria da unidade. Desta vez, porém, eles foram também a setores como o ambulatório e a emergência. "É muito importante para os pacientes, que podem esquecer, pelo menos por alguns momentos, do que estão passando", comentou Maria do Carmo Medeiros, da equipe de humanização do HR.

O Miolinho Mole, que já havia desfilado na manhã da última segunda-feira no Hospital Barão de Lucena, estará nesta quarta-feira no Hospital das Clínicas, a partir das 10h, e encerra a programação carnavalesca deste ano na quinta-feira, com uma visita ao Hospital Oswaldo Cruz.