O Dia D da vacinação de idosos contra a gripe em Pernambuco, no último sábado (28 de abril), transformou-se em um baile para a terceira idade, no Sesi de Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. Cerca de 50 participantes de grupos da melhor idade de várias localidades reservaram a manhã para participar das aulas de dança de salão e receber a imunização. No final da manhã, a dupla que mais se destacou foi a das as aposentadas Ridete de Lira Ferreira, 67 anos, e Herundina Soares Assunção, 82.

A partir das 8h, equipes de médicos e para-médicos do Hospital Geral do Exército já estavam a postos para aplicar a vacina e medir a pressão dos idosos. Mas foi somente às 9h que as atividades recreativas começaram. Para aquecer, uma sessão de alongamento com dança no final.

Mostrando uma disposição que contagiou os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que organizaram o evento, os idosos participaram de uma aula de dança de salão. O professor apresentou os principais passos do bolero, samba, salsa, soltinho e forró. Nos intervalos entre um estilo e outro, todo mundo mostrava o que havia aprendido.

“Este evento está sendo muito importante porque estamos vendo que eles participam bem. A SES vai procurar parcerias para formar grupos de dança para a terceira idade nos bairros, contando com o voluntariado. Além de aumentar a auto-estima, a dança pode colaborar e muito com a saúde dos idosos”, disse o secretário-executivo de gestão e vigilância em saúde, Cláudio Duarte. Participaram do encontro os grupos de terceira idade Vida Feliz, Paz e Amor, Como é Bom Viver, Jardim das Maravilhas, Guararapes e Amigos da Melhor Idade.

O sucesso do encontro foi tão grande que a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização, Teresa Maia, decidiu fechar a campanha contra a gripe com um baile. “No dia 4 de maio, faremos uma festa para o encerramento. Ainda estamos fechando o local, mas já sabemos que a festa será das 14h às 18h, com música sem parar”, anunciou.

As vencedoras da manhã já confirmaram presença. Ridete e Herundina se conheceram durante a festa e formaram a dupla mais animada. Frevo, forró, bolero. Nada era demais para as duas. “Eu disse logo a ela (Ridete): nós vamos ganhar. Só não fiz coreografia porque não deu tempo”, disse Herundina, que faz parte do núcleo de teatro do Grupo Jardim das Maravilhas e está preparando uma nova peça. “Fala sobre o mundo real e atual”, explica.

A companheira de dança não fica atrás. Há 12 anos participando do Grupo Como é Bom Viver, Ridete participa de aulas de dança e ginástica no Colégio Santos Dumont, em Boa Viagem (Zona Sul do Recife). “Isso que eu fiz aqui eu já faço pelo menos uma vez por semana”, gabou-se.