Considerar os acidentes das pessoas no trabalho informal pode ser um passo muito importante para a formulação de políticas públicas mais consistentes na área de saúde. Pensando dessa maneira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) passará a integrar na próxima terça-feira (17/07) o Sistema de Informação de Agravo e Notificação (Sinan-net), elaborado e mantido pelo Ministério da Saúde. Com esse programa, Pernambuco contabilizará pela primeira vez dados para um futuro mapeamento dos acidentes e doenças que acometem as pessoas no ambiente de trabalho.

“Quando um cortador de cana se machuca durante a colheita, esse acidente de trabalho não é computado nas estatísticas da Previdência Social em Pernambuco, pois esse trabalhador muitas vezes não tem carteira assinada, não estando inserido no mercado formal de trabalho”, explicou a gerente de Atenção à Saúde do Trabalhador, Letícia Mulatinho. “A saúde é uma área estratégica. Poderemos aproveitar os dados a serem gerados e tentar diminuir os riscos ao trabalhador em nosso Estado”, afirmou.

Ao dar entrada em um dos cinco principais hospitais da Região Metropolitana do Recife ou em um dos oito Centros Regionais Especializados em Saúde do Trabalhador espalhados pelo Estado (ver abaixo), acusando um provável acidente de trabalho, o caso será notificado através de uma ficha de questionamentos. “Nessa ficha, procuraremos investigar se ocorreu um acidente por causa dos procedimentos no trabalho do paciente ou se existe uma provável doença ocasionada pelo seu ofício”, contou a gerente.

O documento, segundo ela, poderá ser preenchido por qualquer funcionário da unidade de saúde. “No entanto, é importante dizer que a ficha só poderá ser concluída e fechada com o diagnóstico emitido pelo médico do trabalho”, frisou a gerente. Os dados da ficha serão passados para o computador, nas secretarias municipais de saúde, de onde serão enviados posteriormente para a SES e, em seguida, para o Ministério da Saúde. Paralelamente, de acordo com Letícia Mulatinho, estão sendo desenvolvidas capacitações para os profissionais da rede básica de saúde, em 42 municípios da mata norte e sul, além de 19 cidades do Grande Recife.

Hospitais
Restauração