Em solenidade bastante concorrida, o secretário estadual de saúde Jorge Gomes deu posse, na última segunda-feira (22/01), aos novos diretores de dois hospitais de Caruaru e da IV GERES. Os médicos Antonio Vieira e Flávio Gurgel assumiram, respectivamente, a direção dos hospitais Regional do Agreste (HRA) e Jesus de Nazareno. A Gerência da IV GERES fica sob a responsabilidade de Aparecida de Souza. Durante o evento, realizado na Sociedade de Medicina - Regional Caruaru, Jorge Gomes foi além da formalidade da posse, e anunciou a contratação dos serviços para climatização da UTI Neonatal do Hospital Jesus de Nazareno.

A iniciativa faz parte do trabalho de reestruturação dos hospitais regionais. O custo da climatização deve ficar em torno de R$ 96 mil e, inicialmente, a previsão de conclusão é para o mês de abril. O hospital Regional do Agreste também passará por um reordenamento, segundo explicou o novo diretor, Antonio Vieira. “Vamos trabalhar para que a unidade retome sua função inicial, que é o atendimento aos casos mais graves”, informou Vieira, que foi o primeiro diretor do Regional do Agreste, em 1997, quando o hospital foi inaugurado.

Aparecida de Souza, a nova gerente da IV Geres, terá como missão articular a política de saúde pública dos 32 municípios que fazem parte daquela Regional. “Buscaremos consolidar o sistema de saúde de forma coerente com os princípios do SUS, tais como, universalidade, integralidade, acesso e resolutividade”, afirmou ela.

Presente ao evento, o vice-governador João Lyra Neto elogiou a escolha dos novos gestores. “O secretário Jorge Gomes selecionou o grupo a partir do histórico e qualificação técnica, além de espírito público e compromisso com a população mais pobre de nosso estado”, afirmou. A solenidade contou ainda com a participação do novo coordenador técnico do HRA, Osmundo Bezerra, do secretário-executivo de Assistência à Saúde, Humberto Antunes, entre outros.

Gestores - Antônio Vieira é médico cirurgião e já atuou como secretário de saúde de Caruaru, por oito anos, e na direção da Casa de Saúde Santa Efigênia. Formado pela UFPE, Flávio Gurgel é ginecologista e obstetra. Ele está há dez anos em Caruaru onde, até então, exercia os cargos de presidente da Sociedade de Medicina e médico plantonista do Jesus Nazareno. Aparecida de Sousa é farmacêutica sanitarista e já ocupou os cargos de secretária adjunta de saúde de Caruaru, secretária de saúde de Bonito e diretora de saúde da IV Geres. Aparecida também é mestranda em Saúde Pública, pelo Centro de Pesquisas Ageu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.