A Secretaria Estadual de Saúde (SES) montou um grupo de trabalho para agilizar a inauguração do Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, Zona da Mata pernambucana. Duas enfermeiras e uma auxiliar de enfermagem vão identificar as necessidades da unidade no que se refere ao quadro de profissionais e às áreas de atendimento de média complexidade demandadas pela população da região. A expectativa é de que o hospital esteja funcionando em, no máximo, 60 dias.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Regional da SES, José Bezerra, o prédio também precisará passar por adequações físicas antes de receber os pacientes. “Identificamos pequenos problemas de estrutura durante as chuvas da semana passada. São coisas fáceis de resolver, como infiltrações. As reformas não durarão um mês”, informa.

Com recursos do Promata, o Hospital Ermírio Coutinho vai custar R$ 4,5 milhões, dos quais um terço do valor está reservado para a compra de equipamentos. “Já está quase tudo comprado. Os móveis estão todos lá, assim como o berçário. O que está faltando, devemos comprar em 30 dias”, assegurou José Bezerra.
A contratação dos profissionais que serão adquiridos para atuar na unidade (cujo quantitativo será dimensionado pelo grupo de trabalho) está autorizada desde a sexta-feira passada. Além desses, 105 servidores que já são do quadro da SES e 60 servidores municipais passarão a atender em Nazaré da Mata. O hospital é de atenção básica, mas também oferecerá serviços de média complexidade, como endoscopia digestiva, cardiologia e oftalmologia.

O Hospital Ermírio Coutinho está sendo viabilizado graças a um convênio entre o governo estadual e as prefeituras de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Vicência, Aliança e Buenos Aires. Com R$ 76 mil mensais previstos para gastos com recursos humanos, a unidade vai desafogar a demanda em hospitais estaduais do Grande Recife.