Em alerta devido ao aumento dos casos de dengue neste período chuvoso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou, na última quarta-feira (30/05), uma reunião clínica com médicos das unidades públicas e privadas dos 32 municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde, com sede em Caruaru. Este ano, foram registrados no Estado 2.255 casos de dengue clássica. Desses, 1.006 ocorreram na IV Geres.

Realizado na Câmara de Vereadores, o seminário tratou de temas de máxima relevância nos cuidados dos pacientes de dengue, como diagnóstico laboratorial, manejo clínico e o atual quadro epidemiológico da dengue no estado, com apresentação de Francisco Duarte, gerente de Vigilância Ambiental da SES. O evento capacitou os profissionais no diagnóstico precoce e tratamento dos casos de dengue, uma vez que dependendo dos sintomas, faixa etária e histórico que o paciente apresenta, é prescrito um tratamento específico.

Após o encontro, a SES, através da Secretaria Executiva de Gestão e Vigilância em Saúde, fez ainda uma reunião com os gestores da IV Geres, programando ações nos municípios que têm foco turístico no período de São João. “O número de pessoas nessas cidades aumenta muito, e o objetivo é definir estratégias para que o número de casos também não aumente”, diz Zailde Carvalho, gerente da Vigilância Epidemiológica da SES.

Ainda segundo a gerente de Epidemiologia, a IV Geres representa o maior contingente atual de pacientes com dengue, registrando 45% dos casos confirmados em Pernambuco. Outro fator preocupante está no número de casos do tipo hemorrágica em crianças e adolescentes menores de 14 anos, que são responsáveis, hoje, por mais de 70% dos casos no estado.

A dengue hemorrágica é o tipo mais grave da doença, e, entre outros fatores, pode se desenvolver pelo contato com mais de um sorotipo do vírus. No estado, são encontrados três deles, o DEN-1, DEN-2 e DEN-3. Os agravantes para que o indivíduo venha a desenvolver o quadro hemorrágico também dizem respeito à sua constituição física e resistência imunológica. “A idade, presença de outras doenças, como diabetes e hipertensão, e a agressividade do próprio vírus da dengue são fatores que facilitam o surgimento da dengue hemorrágica”, explica Zailde. “A demora na procura por tratamento e diagnóstico dos doentes acabam sendo outros fatores preocupantes”.

Os municípios da IV Geres que tiveram maior número de pacientes com dengue confirmados em Pernambuco, este ano, foram Caruaru, com 219, Santa Cruz do Capibaribe, 276, e Brejo da Madre de Deus, 140. Em caso de suspeita de dengue, seja clássica ou hemorrágica, deve-se procurar imediatamente um posto de saúde para diagnóstico e orientação médica adequada de tratamento.