O usuário do Sistema Único de Saúde conta agora com um novo serviço de Gastroplastia no Hospital Getúlio Vargas, localizado Cordeiro. A Gastroplastia é indicada para pessoas que apresentam complicações da obesidade resistente ao tratamento clínico como: hipertensão sem controle, diabete crônica, doenças venosas dos membros inferiores, insuficiência respiratória, doenças renais crônicas, entre outras. É considerado obeso aquele que possui Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 40. O cálculo do IMC pode ser realizado com a seguinte fórmula:
 
PESO ÷ 2 X ALTURA = IMC
 
Para a realização da cirurgia o Hospital Getúlio Vargas conta com uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas, pneumologistas e endoscopistas. Além disso, o HGV adquiriu mesas cirúrgicas especiais que se adaptam ao peso e largura do paciente obeso. A equipe é coordenada pelo cirurgião Gustavo Menelau com experiência em mais de mil procedimentos de Gastroplastia.
 
O primeiro passo é o usuário marcar uma consulta no Ambulatório de Obesidade. A marcação pode ser feita no ambulatório do HGV, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. “No ambulatório, o paciente passará por uma série de exames que indicarão se ele tem ou não indicação de cirurgia”, orienta Adalberto Guido, chefe da clínica cirúrgica do HGV e médico do Ambulatório de Obesidade. Após a cirurgia, o paciente é acompanhado regularmente pela equipe multidisciplinar.
 
Além do Getúlio Vargas, oferecem este serviço o Hospital Agamenon Magalhães e Hospital das Clínicas.