Dia 05 de fevereiro, foi dia de volta às aulas. E para os alunos do Projeto Telessalas, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a história não poderia ser diferente. Ao todo, 674 alunos, espalhados por 14 núcleos de ensino e 23 salas de aula, voltaram aos estudos.

O Projeto Telessalas é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com a Secretaria de Educação, que visa capacitar os servidores da SES, oferecendo-lhes a oportunidade para concluir o ensino fundamental ou médio, cada qual com duração de um ano e oito meses. Desde de a última segunda-feira (05/02), as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 20h30, para os alunos do ensino fundamental e das 18h às 21h, para os alunos do ensino médio.

E no período letivo de 2007, os alunos que estudam na sede da SES, terão algumas novidades. É que devido ao aumento da procura por vagas, o projeto foi contemplado com novas instalações. O novo espaço, localizado ao lado do auditório central da SES, contará com duas salas de aulas, uma para ensino médio e outra para fundamental, e uma secretaria, que será utilizada como sala de apoio didático para o reforço escolar e o estímulo à leitura.

Com o slogan de cuidar de quem cuida, há anos, a Unidade de Apoio Psicossocial da SES (UNIAPS) vem realizando diversos trabalhos em prol da saúde do servidor. “O Projeto Telessalas é só mais um dos trabalhos que realizamos no UNIAPS. Este projeto abrange funcionários de 20 a 60 anos, que não chegaram a completar o ensino fundamental ou médio. A grande vitória desse projeto é que ele está recuperando a auto-estima dos nossos funcionários.”, explicou a gerente da UNIAPS, Fátima Souza.

Segundo a coordenadora do Projeto Telessalas da SES, Eleni de Medeiros, o projeto não mexe só com a auto-estima dos alunos. “Com o novo conhecimento e o aprendizado obtido nas aulas, os funcionários estão exercendo melhor suas funções. Sem contar que muitos estão podendo almejar novos rumos para a sua vida profissional”, concluiu.