A Secretaria Estadual de Saúde e prefeituras de 13 municípios da VI Gerência Regional de Saúde (Geres) assinaram no último dia 5 um pacto com a finalidade de melhorar os serviços de saúde da região. O documento é resultado dos debates promovidos na quarta edição do Encontro da Saúde com os Municípios, realizada no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa).

No conteúdo do documento, os poderes estaduais e municipais estabelecem metas, prazos e ações para melhorar a qualidade do atendimento à população e tentar solucionar os problemas de saúde, sobretudo a atenção básica. O documento foi elaborado após a identificação das principais deficiências e necessidades da região, detectadas a partir de definição do perfil epidemiológico de cada município.

No caso da VI Gerência, são 13 municípios: Arcoverde, Buíque, Pedra, Venturosa, Tupanatinga, Manarí, Ibimirim, Custódia, Sertânia, Inajá, Petrolândia e Jatobá. A abertura do Encontro contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, além de lideranças locais.

“Queremos fortalecer a atenção básica da Região, para que possamos construir melhores indicadores de saúde no Estado", diz Jorge Gomes. "E não podemos fazer isso sem a presença das secretarias dos municípios", completa. Por isso, gestores e secretários municipais de saúde de cada um dos 13 municípios da Geres apresentam seus principais problemas na área, e, junto à Secretaria, procuram traçar soluções para suas dificuldades.  “Esse encontro nos colocará numa melhor posição de entendimento da saúde da nossa região”, acredita o gerente da VI Geres, Alércio Jecem.

A Carta de Arcoverde foi elaborada em conjunto, pelos municípios e representantes de vários segmentos da SES, englobando as gerências de Políticas de Saúde, da Mulher, da Criança, da Atenção Básica, da Pessoa com Deficiência e do Lacen.

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, o Encontro com os Municípios aporta em Caruaru, sede da IV regional de saúde. Ouricuri, cidade localizada no Sertão de Pernambuco, foi o primeiro local visitado pelo Encontro da Saúde com os Municípios. Também já foram visitados os municípios de Palmares e Limoeiro. Em todas as visitas, foram assinados pactos de ações entre municípios e SES.