Solidariedade e amor, princípios que definem tão bem o ato de doar órgãos, também são pontos comuns a várias religiões. Reforçar essa associação, às vezes esquecida, é uma das metas do ato ecumênico que encerra a campanha “A vida pode continuar. Seja um doador”, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE). O evento será amanhã (27), no teatro do Sesc de Santo Amaro, às 9h.

O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, fará a abertura da cerimônia. Logo após, haverá apresentação do esquete teatral “Entre o céu e a terra, a vida continua”, coordenado pelo ator Adriano Cabral. Em seguida, acontecerá um culto ecumênico regido por representantes de três religiões: o espírita Wilson Garcia, o pastor evangélico Alberto Freitas e um padre, representante da CNBB, seção Regional Nordeste.

Nessa celebração, eles pretendem esclarecer e alertar a sociedade, deixando claro que essas religiões são a favor dos transplantes de órgãos e que as doações são importantes para salvar vidas. A favor dos transplantes, o pastor Alberto Freitas acredita que se o corpo pode ajudar outras vidas, ele deve ser utilizado. “Nossa moradia depois da morte não é mais na Terra. Não há razão para se deixar de fazer uma doação de órgãos”, diz.

A campanha, que tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos no Estado, teve início este mês e já surtiu os primeiros efeitos com um aumento no número de transplantes, que estavam em queda desde o início do ano. Ainda assim, mais de sete mil pacientes aguardam uma doação em Pernambuco, seja de córnea (4295), fígado (502), coração (3) ou rim (2645).

Após o ato, a coordenadora da CT-PE, Cristina Menezes, apresentará um balanço da campanha, que chega ao fim com resultados positivos. Ainda pela manhã, por volta das 10h30, haverá panfletagem com distribuição de folders educativos nos arredores do Sesc de Santo Amaro e na Avenida Cruz Cabugá.

Serviço: Encerramento da Campanha “A vida pode continuar. Seja um doador”.
Data: Quarta-feira (27)
Hora: 9h
Local: teatro do Sesc de Santo Amaro, em Santo Amaro.