Com a proximidade dos festejos juninos, adultos e principalmente crianças passam a ficar ainda mais expostos ao risco de queimaduras graves. Nesta época, a maior utilização de fogos de artifício e de brasas de fogueira aumenta a quantidade de acidentes com fogo. O Hospital da Restauração (HR) é referência nacional no tratamento de queimados e, nos últimos anos, vem registrando um crescimento do número de atendimentos a vítimas de queimaduras. Em 2006, 2.872 pacientes queimados deram entrada no HR, o que representa um aumento de 10% em relação a 2005 e 15% em relação a 2004.

Cerca de 60% desses pacientes vêm do Interior e até de outros estados para serem atendidos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HR. “Realizamos procedimentos de alta complexidade que muitas vezes evitam que um paciente perca uma mão ou uma perna, por exemplo. Isso não seria possível na grande maioria dos outros hospitais”, explica o diretor da unidade, Marcos Barretto. De acordo com o médico, entre 55% e 58% dos pacientes vítimas de queimaduras têm de 0 a 14 anos. “As crianças sempre são as maiores vítimas e observamos também que o número de acidentes com fogos vem aumentando”, ressalta.

Campanha – No último dia 25, foi lançada a Campanha da Rede de Prevenção de Acidentes com Queimaduras, que é coordenada pelo HR em parceria com o Corpo de Bombeiros e a ONG Criança Segura. O principal objetivo da campanha é reduzir o número desse tipo de acidente através de ações educativas, esclarecendo a população sobre a prevenção de queimaduras. A campanha também alerta que durante todo o ano ocorrem muitos acidentes com queimaduras e não apenas em junho. No dia 6 de junho (Data Nacional de Prevenção contra Acidentes com Queimaduras), a rede vai realizar atividades educativas no Recife.

Dicas de prevenção:

- Enquanto estiver cozinhando, coloque as panelas nas bocas de trás do fogão, deixando sempre o cabo virado para a parte de dentro
- Não deixe velas e candeeiros perto de tecidos e móveis de madeira. Apague a vela ao sair de casa
- As crianças não podem brincar com fogos de artifício.
- Produtos inflamáveis, como álcool, devem ficar longe do alcance das crianças
- Cuidado com instalações elétricas improvisadas ou desencapadas. Proteja tomadas com esparadrapo, fita isolante ou cubra com móveis

Em caso de queimaduras graves, não é recomendável passar nenhum tipo de produto caseiro nos ferimentos. A parte atingida deve ser lavada com água corrente e envolvida em um pano limpo e úmido. Em seguida, a vítima deve receber atendimento médico.

Número de vítimas de queimaduras atendidas no HR nos últimos anos:

2004: 2.541 (117 por fogos e brasa)
2005: 2.615 (136 por fogos e brasa)
2006: 2.872 (183 por fogos e brasa)