Durante a abertura do 4º Simpósio de Cardiologia, na tarde do último dia 17.05, a palavra de saudação aos participantes do evento foi dada pelo secretário executivo de assistência a saúde de Pernambuco, Humberto Antunes, que na ocasião representou o secretário estadual de saúde, Jorge Gomes. “Estamos trabalhando com recursos do Tesouro Estadual e vamos ampliar nossa ação de promoção à saúde. Precisamos apoiar cada vez mais os programas de atenção às doenças cardiovasculares e as urgências e emergências”, afirmou.

Em seguida o presidente do Samu da França, Marc Giroud, assinou juntamente ao Ministério da Saúde do Brasil um termo de cooperação técnica entre os dois países. A França cedeu os direitos autorais de tradução, publicação e distribuição de um dos guias médicos mais importantes da Europa. O Samu francês existe há 41 anos. Com o termo assinado, será produzido o 1º guia brasileiro de assistência à regulação médica.

Giroud se mostrou animado com a colaboração. “A associação entre os dois países ganhou grande destaque não só aqui, mas na Europa também. O Ministério das Relações Exteriores considerou essa ação do Ministério da Saúde da França uma das mais importantes já feitas entre os franceses com outro país na área da saúde”, declarou o presidente do Samu Francês. O termo de cooperação tem duração de cinco anos podendo ser renovado ou reincido de acordo com negociação e as aspirações dos dois lados.

O guia irá permitir uma melhor estruturação do sistema de atendimento de emergência. Os profissionais de saúde terão uma espécie de protocolo para que a equipe do Samu possa regular o atendimento. O objetivo é direcionar os casos para os locais indicados ampliar o chamado atendimento pré-hospitalar.

O 4º Simpósio de Cardiologia aconteceu até o sábado (19.05) no Summerville Beach Resort, na praia de Porto de Galinhas. A organização do evento garantiu que 700 pessoas participaram do simpósio. O encontro reuniu 40 especialistas do Brasil e de países como EUA, Argentina e França.

No dia 18.05, o Samu de Pernambuco fez uma simulação de resgate com o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal e duas ambulâncias. Outro destaque foram os estudos com células-tronco. O Hospital Agamenon Magalhães lidera a pesquisa para infarto agudo do miocárdio. Em apenas seis meses, o HAM incluiu 17 pacientes. Já o segundo lugar colocou, no mesmo período, cinco pessoas.

O Agamenon Magalhães participa também das pesquisas sobre coração crescido e doenças isquêmicas do coração. Durante os três dias do evento houve mesas-redondas, apresentação de casos clínicos, cursos práticos, simpósios-satélites e uma feira com stands expondo equipamentos e serviços dos parceiros do encontro.