Democratizar o conhecimento. Essa é a principal função da Biblioteca Nelson Chaves. Ligada à Secretária estadual de Saúde (SES), ela vem, há 35 anos, reafirmando seu papel como centro de referência em estudo e pesquisa na área de saúde.

A biblioteca, que pode ser utilizadas tanto por servidores do Estado quanto pelo público em geral, conta com um acervo de mais de dois mil títulos catalogados e classificados. Além disso, o espaço abriga mais de 500 livros do acervo pessoal do seu patrono, o médico Nélson Chaves.

Recepção, salas de leitura e de acervo climatizadas, computadores com acesso à internet fazem do local um ambiente bem estruturado e tranqüilo para quem está em busca de conhecimento. No local, os usuários têm livre acesso às principais fontes de informação em saúde através de livros e da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Projeto implantado em parceria do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde, a BVS oferece acesso a 15 milhões de referências disponíveis no campo da saúde pública.

A biblioteca conta também com uma videoteca em que são disponibilizados documentários de esclarecimento a respeito de vários tipos de doenças. Outro recurso disponível é o espaço cultural, onde são feitas exposições de quadros, poesias e apresentações musicais.

Desde a sua reinauguração em 2003, a biblioteca já recebeu a visita de mais de dez mil usuários, entre estudantes de nível médio e superior, além de técnicos e profissionais da área de saúde. “Venho aqui todos os dias. É um ótimo lugar pra estudar e se manter informada sobre vários assuntos, devido ao rico acervo e ao livre acesso à internet”, afirmou Joansildete Cavalcante, que se prepara para prestar concurso público. “É uma oportunidade que a SES dá a todas as pessoas de ter livre acesso à informação e cultura”, completa a gerente da biblioteca, Lígia Maria Barros.

Serviço:
A Biblioteca Nelson Chaves funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Local: Rua Oswaldo Cruz, 359 – 1° andar – Boa Vista
Fone: 3412-0204