Além de provocar mudanças climáticas, o Inverno também aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões e cobras. Nesta época do ano, as chuvas costumam ocorrer com mais freqüência em Pernambuco, alagando o habitat natural de uma parte desses bichos. Muitas vezes, esses animais, principalmente os escorpiões, tentam se instalar dentro das casas para fugir dos alagamentos, tornando-se um perigo para os moradores da residência, especialmente as crianças.

Estatísticas do Centro de Atendimento Toxicológico (Ceatox) do Hospital da Restauração (HR) revelam um aumento no número de acidentes durante os meses mais chuvosos. Em 2006, o HR atendeu 3.700 pacientes vítimas de acidentes com escorpião e julho foi o mês em que ocorreram mais atendimentos (374). Julho também foi o segundo mês em que o HR mais atendeu vítimas de picadas de cobra no hospital durante o ano passado (20). De janeiro a maio deste ano, já foram registrados 750 atendimentos a vítimas de animais peçonhentos no HR, sendo 710 de escorpiões e 40 de cobras.

De acordo com a chefe do Ceatox, Lucineide Porto, os acidentes com animais peçonhentos são ainda mais perigosos quando as vítimas são crianças ou idosos. "Essas pessoas têm o organismo mais frágil e podem até morrer se não forem socorridas a tempo", alerta. A maioria das vítimas sofrem as picadas nas extremidades do corpo. "Muitos acidentes ocorrem nas mãos e nos pés, quando a pessoa vai calçar um sapato ou pegar algum objeto, por exemplo", explica. Os principais sintomas desse tipo de envenenamento são dor e dormência no local da picada, náuseas, vômito, sonolência e, em casosmais graves, até convulsões.

Com apenas dois anos de idade, Fábio Guimarães Filho já foi vítima de um animal peçonhento. No último dia 5, o menino estava brincando no chão de sua casa, localizada no município de Igarassu, quando foi picado um escorpião na mão direita. "Foi tudo rápido. Quando percebi, Fábio estava chorando e o escorpião estava junto dele. Fiquei com muito medo porque sei que o veneno do bicho é perigoso, mas socorri ele logo para o HR e agora já está tudo bem", relata a avó da criança, Josefa Ferreira Alves, 58.

Prevenção – Para evitar esse tipo de acidente, é aconselhável manter a residência sempre limpa e fazer dedetizações periódicas, evitando o aparecimento de insetos que servem de alimentos para os escorpiões, como as baratas. Nas proximidades da casa, também deve-se evitar o acúmulo de lixo e entulho como telhas, pedaços de madeira ou tijolos, que podem virar esconderijos de animais peçonhentos. Outra dica é nunca andar descalço ou de sandálias em áreas de matagal, para diminuir as chances de sofrer uma picada de cobra.

Socorro – Em caso de acidente, a pessoa picada deve permanecer calma e ser socorrida imediatamente para uma unidade médica. Não se deve colocar nenhum produto em cima da área atingida sem orientação médica. O HR é o único hospital da Região Metropolitana do Recife (RMR) que dispõe dos soros antiescorpiônico e antiofídico. Já no Interior, os soros podem ser encontrados em 10 hospitais regionais, um em cada Gerência Regional de Saúde (Geres).

Números de atendimentos no HR a vítimas de acidentes com animais peçonhentos

Picados por escorpião – 3.700
Picados por cobra – 174

Julho de 2006