Tradição no Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), na segunda quinzena após a semana santa, os 160 pacientes psiquiátricos da unidade celebraram essa festa religiosa com todas as atividades típicas da páscoa. “Sempre esperamos algumas semanas após a páscoa para poder contar com a disponibilidade dos padres e melhor organizar a festa”, diz Wilma Rolin, educadora física do HUP e coordenadora do evento.

Na última sexta-feira(04/05), pela manhã, a comemoração teve início na capela do hospital, palco de mais uma apresentação do Coral dos Correios, parceiros de eventos do Ulysses que há três anos colaboram com apresentações musicais nas épocas de páscoa e natal. Seguida de uma missa celebrada por um padre do mosteiro de São Bento.

Alexandre Rami, que desenvolve um trabalho de musicoterapia com os pacientes idosos internados, garantiu músicas em voz e violão, e contou ainda com a parceria de um dos vigilantes do HUP, Eraldo Honorato, que, sensibilizado pelo espírito fraternal de partilha e esperança, também deu uma demonstração dos talentos musicais que desenvolve com o instrumento nas horas vagas.

Como páscoa também virou sinônimo de chocolate, a confraternização dos pacientes não fugiu a regra, sendo distribuído para todos. Um bolo ainda marcou o momento de confraternização dos internos das cinco alas no hospital, sendo duas masculinas, duas femininas e uma de idosos.

Com empenho de proporcionar um agradável momento de lazer e entretenimento para todo o corpo de pacientes psiquiátricos, o Grupo de Humanização da unidade também levou mensagem de paz e esperança para os internos que eventualmente não possam deixar seus leitos. “Visitamos um por um, levando chocolates, para que ninguém seja excluído da nossa celebração da páscoa”, conclui, Wilma.