A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu no último dia 24/07, na cidade de Limoeiro, a terceira reunião com os coordenadores de saúde bucal dos municípios pernambucanos. O evento, realizado na Faculdade de Administração de Limoeiro, reuniu cerca de 80 gestores e técnicos das prefeituras vizinhas.

Com o intuito de cruzar o Estado de ponta à ponta, passando por todas as 11 regionais de saúde, a mesma reunião já foi executada nas cidades de Recife e Caruaru, sedes da primeira e quarta gerências regionais de saúde, respectivamente. “Dessa maneira, municípios menores podem se deslocar aos eventos, com mais facilidade e um custo menor”, afirmou o gerente de Atenção à Saúde Bucal, Oswaldo Negrão. Na ocasião, foram debatidas questões ligadas à estruturação da rede de saúde bucal em Pernambuco, traçando estratégias para o melhoramento dos serviços oferecidos.

Os participantes discutiram formas de avaliação e acompanhamento das ações, assim como a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que realizam atendimentos de médio porte, como algumas cirurgias dentárias e tratamento de canal. “Queremos implantar um desses centros em pelo menos todas as regionais de saúde de Pernambuco”, frisou Oswaldo Negrão. “Estruturando a rede, pretendemos padronizar o atendimento no Estado”, ressaltou o coordenador.

Pernambuco possui em seu território 924 equipes de saúde bucal, atreladas ao Programa de Saúde da Família. A maioria delas são formadas por um dentista e um auxiliar de consultório dentário e atende no próprio posto de saúde. Nele, deve ser feita a marcação da consulta, ficando por conta do município a coordenação da mesma. Os recursos do Ministério da Saúde são enviados diretamente aos cofres municipais para que seja executado o serviço de saúde bucal. É papel do Estado acompanhar o serviço e traçar, ao lado dos municípios, as diretrizes para o plano de saúde bucal.

Segundo Oswaldo negrão, 16 municípios (ver abaixo) ainda não estão cadastrados no Programa Nacional de Saúde Bucal.  “Eles deixam de receber o repasse de verbas para implantação e manutenção das equipes”, explicou o coordenador Oswaldo Negrão. De acordo com ele, a SES está incentivando os municípios a implantarem o serviço de saúde bucal, orientando e informando os gestores municipais sobre os trâmites legais. A solicitação para aderir ao programa nacional deve partir das prefeituras. “Durante as reuniões, entramos em contato com os secretários municipais de saúde e procuramos sensibilizá-los a aderirem o programa nacional”, acrescentou.

Municípios que não fazem parte do Programa Nacional de Saúde Bucal

Águas Belas