Em visita às obras de construção dos 310 leitos no Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, o governador Eduardo Campos anunciou que os 120 leitos destinados a traumatologia serão entregues em dezembro deste ano e os outros 190 serão concluídos em março.

A iniciativa irá desafogar as emergências do Hospital da Restauração e do Hospital Getúlio Vargas. "Com a conclusão da construção dos 310 leitos estamos ampliando  em 15% o número de leitos disponíveis nas grandes emergências estaduais em menos de um ano de gestão", destacou o governador Eduardo Campos. Ao lado do governador durante a visita, o secretário estadual de saúde, Jorge Gomes, informou que a verba estimada em R$ 3 milhões para concluir as obras já está assegurada. "O dinheiro está dentro dos R$ 58 milhões anunciados no Plano de Ação do Governo do Estado", garantiu. Os 310 leitos que estão sendo construídos abrangem sete pavilhões do Hospital Otávio de Freitas que é o maior em extensão da rede estadual com uma área de 87 mil m2.

Iniciadas no primeiro semestre do ano passado, o projeto inicial não contemplava ítens relevantes à parte estrutural como a climatização e a rede elétrica. O projeto foi revisto pela equipe de engenharia e arquitetura da Secretaria Estadual de Saúde e as novas necessidades incluídas nas plantas de construção. Os novos leitos geram a necessidade de obras em outras partes do hospital. "A ampliação da lavanderia e do Centro de Material e Esterilização para aumentar a capacidade desses setores já está quase pronta" adiantou Hermes Wagner, gestor técnico do Hospital Otávio de Freitas.

Até agora foram investidos cerca de R$ 4 milhões nas construções. Deste valor, R$ 2,8 milhões vieram do tesouro estadual e R$ 1,2 milhão do Reforsus (Ministério da Saúde). A estimativa é de que mais R$ 3 milhões sejam investidos para a conclusão dos trabalhos de reforma. Atualmente o HOF dispõe de 409 leitos. O hospital é uma referência em traumatologia, clínica médica, psiquiatria, pediatria, cirurgia geral,  tisiologia (tuberculose) e pneumologia atendendo uma média de 500 usuários do SUS por dia. Com a ampliação, a unidade de saúde passará a contar com 719 leitos sendo também a maior em número de leitos oferecidos à população.