Seguindo uma proposta de gestão democrática e descentralizada, o Governo do Estado realizou ontem (18), em Caruaru e Garanhuns, o primeiro dia de seminários regionais do projeto Todos por Pernambuco. A meta dos encontros é estabelecer um canal de comunicação com a sociedade para definir o planejamento das políticas públicas estaduais.

No auditório do Sesi de Caruaru (Agreste Central), o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, apresentou um panorama completo do Agreste Central, mostrando os principais problemas econômicos e sociais, além das necessidades da região. “O Agreste tem 4,8% da população do Estado e 7,1% do PIB pernambucano”, diz Gomes, lembrando a importância de ações estruturadoras na região.

Para definir as prioridades de cada região, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) distribuiu o chamado Caderno de Propostas para cerca de três mil entidades da sociedade civil organizada. O material é um tipo de pesquisa avaliativa e propositiva, que tem o objetivo de recolher sugestões qualificadas para a formulação do planejamento de cada localidade.

No caso do Agreste Central, algumas das principais propostas levantadas pela população e Governo foram: a capacitação e aumento do efetivo policial; incentivo à agroindústria; revitalização da malha rodoviária; criação de rotas e calendários turísticos, entre outros.

Especificamente na área da Saúde, ficou definida a necessidade do fortalecimento da atenção primária; a qualificação da rede de urgência e emergência; fortalecimento dos serviços de atenção à saúde da mulher.

Em Garanhuns, o secretário de Articulação Regional, Antônio João Dourado, apresentou o diagnóstico do Agreste Central. Amanhã, os seminários regionais serão realizados em Limoeiro e Timbaúba. Na Sexta (20), é a vez de Palmares e Recife.

Será realizado um seminário em cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) do Estado de Pernambuco: Agreste Meridional, Agreste Central, Agreste Setentrional, Mata Norte, Mata Sul, Região Metropolitana, São Francisco, Araripe, Sertão Central, Itaparica, Pajeú e Moxotó. Os encontros acontecem até o dia 25.