O Governo do Estado inaugurou, na tarde do último dia (17/05), a Farmácia de Pernambuco/Unidade Agreste, localizada no centro de Caruaru. Assim como ocorreu com a Farmácia de Pernambuco da Região Metropolitana do Recife, no final do mês passado, o órgão de Caruaru ganha uma sede climatizada, informatizada, mais confortável para os usuários e amplia sua capacidade de atendimento de mil para 3 mil pacientes. Na reforma de um imóvel e na compra de equipamentos, como refrigeradores especiais, a Secretaria Estadual de Saúde investiu cerca de R$ 150 mil.

Com a inauguração, o órgão deixou de ser uma unidade de dispensação de medicamentos, como vinha funcionando no Hospital Regional do Agreste, e se transformou verdadeiramente em uma farmácia, com autonomia para cadastrar novos pacientes, incluir novos tratamentos e fornecer acompanhamento farmacêutico e assistência social. Atualmente com um farmacêutico e um auxiliar, a Unidade Agreste conta com dois farmacêuticos, uma assistente social e sete auxiliares.

A nova sede está funcionando em um imóvel localizado na rua Padre Félix Barreto, nº 20, no centro da Cidade, próximo ao Ministério Público Federal e ao Colégio Diocesano, em uma das áreas mais movimentadas do município.

De acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimatéia, o benefício imediato da inauguração é a transferência de mil pessoas atualmente cadastradas na Farmácia de Pernambuco/Unidade Metropolitana para a unidade de Caruaru, evitando o deslocamento periódico para o Recife com a finalidade de receber o remédio. “Com isso, a Farmácia do Agreste já abrange seu atendimento para dois mil pacientes.
Como há também uma demanda reprimida, esperamos, nos próximos três meses, chegar a 3 mil pessoas cadastradas”, explica, acrescentando que, além de Caruaru, o órgão atenderá também pacientes de municípios vizinhos, como Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano. Para informações, a população pode ligar para o número (081) 3721-4114.
O funcionamento do novo serviço faz parte de um projeto de governo para reestruturar a Assistência Farmacêutica em Pernambuco, melhorando o atendimento à população e o acesso aos medicamentos. Assim como Recife e Caruaru, ganharão novas farmácias as cidades de Petrolina e Serra Talhada.
Segundo José de Arimatéia, é fundamental esclarecer para a população que a Farmácia de Pernambuco só distribui os chamados medicamentos excepcionais ou de alto custo. A autorização desses produtos para utilização deve obedecer a uma série de protocolos terapêuticos e normas do Ministério de Saúde, através do Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional. Esses remédios são prescritos para doenças específicas e raras, que atingem um número limitado de pacientes e cujo tratamento é prolongado - na maioria das vezes, por toda a vida.

De acordo com a última portaria de atualização do Ministério da Saúde (2577, de 2006), o Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional distribui 102 fármacos, em 218 apresentações, para doenças como Gaucher, Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, insuficiência renal crônica, transplantados, Hepatites B e C, esquizofrenia e endometriose. Uma das áreas mais onerosas da saúde, com investimento anual de R$ 72 milhões por ano (50% custeado pelo Governo do Estado e 50% pago pelo Governo Federal), o programa de medicamentos excepcionais atende a cerca de 15 mil pessoas em Pernambuco.

O cadastramento de novos pacientes precisa obedecer a uma série de exigências, como comprovação da doença através de exames e o encaminhamento feito por um médico do SUS. Medicamentos de baixa complexidade, para tratamentos de doenças simples, fazem parte da farmácia básica e são distribuídos pelas farmácias municipais.