O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) Já incluiu 17 pacientes na pesquisas com implantação de células-tronco no coração. O aumento na quantidade de pessoas beneficiadas com a pesquisa, iniciada há seis meses, distancia cada vez mais o hospital das outros órgãos no País incluídos no projeto, capitaneado pelo Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras (RJ) e que envolve 27 instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa. Primeiro lugar no Brasil em pesquisas sobre infarto agudo do miocárdio, o HAM já implantou células-tronco em 11 pacientes a mais que a segunda instituição melhor colocada.

O avanço das pesquisas nessa área em Pernambuco se deu em outubro do ano passado, quando o HAM inaugurou o primeiro Laboratório de Terapia Celular público do Norte-Nordeste, localizado no terceiro andar da unidade. Na época, foram investidos R$ 250 mil em equipamentos de última geração, como microscópio eletrônico, capela de fluxo laminar e balança eletrônica de alta precisão.

De acordo com o projeto brasileiro, a meta é que as 27 instituições de pesquisa incluam, ao final dos estudos, 1,2 mil pacientes, divididos em quatro linhas de pesquisa. São elas: infarto agudo do miocárdio, cardiopatia dilatada, doenças isquêmicas do coração e doença de Chagas. O HAM só não participa, por enquanto, desta última.

O objetivo principal do estudo é observar a evolução do tratamento de pacientes com problemas cardíacos a partir do transplante das células retiradas do osso da bacia e implantadas no músculo do coração. A expectativa da pesquisa é dar maior qualidade de vida aos doentes que sobreviveram ao infarto, mas que tiveram tecidos do coração lesionados pela insuficiência de oxigênio por tempo prolongado. Com a aplicação das células-tronco, o resultado esperado é a regeneração dos órgãos, já que elas têm a propriedade de multiplicação e transformação nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos, etc).

O resultado preliminar das pesquisas do HAM será apresentado no 4° Simpósio de Cardiologia e no 2° Fórum Cardiometabólico, promovidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo hospital nos dias 17 e 19 de maio, Summerville Beach Resort, na praia de Porto de Galinhas. Ao encontro científico estarão presentes estudiosos de todo o Brasil e pesquisadores de países como Argentina, EUA e França. A abertura será feita pelo governador Eduardo Campos. Espera-se, ao todo, 700 participantes, assim como ocorreu no ano passado.

Segundo o presidente do 4° Simpósio de Cardiologia, João Moraes Jr., com a atualização todos ganham. “Essa reunião de especialistas e profissionais de saúde interessados em trocar conhecimento é muito importante. Assim nós podemos aprender mais e melhorar o atendimento da atenção básica às grandes emergências cardiológicas, passando pelo Samu. E a principal beneficiada é, sem dúvida, a população”, conclui. As inscrições devem ser feitas no site da SES www.saude.pe.gov.br, ou na sala Sérgio Timmerman, no Centro de Estudos do HAM.