O projeto de humanização Humor e Alegria, realizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital da Restauração (HR), passa a contar com a parceria da Universidade de Pernambuco (UPE). Nove alunos de diferentes períodos do curso de Medicina vão integrar o projeto e estão em capacitação. Alguns já começaram a atuar. A apresentação do projeto será feita hoje (10/09), às 14h, no auditório do HR.

Durante visitas a creches e unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), os estudantes receberam noções de Artes Cênicas. A principal técnica de interpretação que será utilizada por eles é a do Clown, conhecida pelo seu emprego por palhaços circenses. Os alunos se dividem em duplas que vão atender os pacientes da UTI de Queimados de segunda a sábado. O acolhimento será específico para crianças e adolescentes.

O seminário tem o apoio do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde e do Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Pernambuco (Nusp / UFPE). Participam do evento a coordenadora da Humanização do HR, Rosa Aragão, a coordenadora do projeto Humor e Alegria, Waléria Félix, e o professor da UPE Paulo Barreto Campelo.

Humor e Alegria – O projeto existe no HR desde 2002 e surgiu com a idéia de tornar o setor pediátrico do CTQ um ambiente mais humano, capaz de aliviar o sofrimento das crianças internadas e proporcioná-las momentos de alegria. Três atores com formação em educação popular em saúde integram a ação.

Serviço:
Seminário da Parceria do projeto Humor e Alegria e Palhaçoterapia
Data: 10/09/2007
Hora: das 14h às 17h
Local: Auditório do Hospital da Restauração