O Hospital da Restauração vai promover neste mês três dias de sensibilização sobre a doação de órgãos para transplante. Serão organizadas três palestras voltadas para médicos, enfermeiros, funcionários do HR e de outras unidades de saúde, além do público em geral, nas quais serão esclarecidos assuntos relacionados ao tema. O objetivo é garantir, esclarecendo possíveis dúvidas, que todos contribuam no desenvolvimento desse processo que pode salvar vidas.

As palestras, nos dias 10, 15 e 29 de maio, serão conduzidas pela coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HR, a enfermeira Noemy Alencar. De acordo com ela, o principal assunto a ser abordado é o diagnóstico de morte encefálica e os procedimentos adequados a serem adotados nesses casos. "Ainda existem muitas dúvidas sobre isso", justifica Noemy. Outro tema que será abordado nas palestras é a doação de córneas.

A Cihdott foi implantada no HR em janeiro de 2006, com o propósito de intensificar as ações de estímulo à doação de órgãos. Com oito plantonistas, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, responsáveis pela localização e abordagem dos familiares de pacientes com diagnóstico de morte encefálica, a comissão contribuiu para o aumento de 15 para 35 captações de doações múltiplas no hospital de 2005 para 2006.