Adotada como política de governo pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a continuidade da expansão do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu) beneficiou mais uma cidade. Itamaracá, localizada no Litoral Norte de Pernambuco, recebeu uma unidade do serviço, custeada entre Ministério da Saúde (50%), Governo do Estado (25%) e município (25%). No último dia 25/06, em seu gabinete, o secretário Jorge Gomes assinou o termo de cooperação entre os três entes federativos e o serviço já começou a operar.

Ao todo, a SES desembolsará R$ 75 mil por ano para a manutenção do serviço no município. Mesmo descentralizada, a base do Samu em Itamaracá será regulada pelo Recife e, ocasionalmente, poderá prestar serviços em outros municípios da região, como Goiana e Itapissuma.

Mais do que um simples veículo para transportar pacientes, uma unidade móvel do serviço oferece todas as condições para atender as principais necessidades de pacientes em situações de emergência. O serviço deverá beneficiar cerca de 19 mil habitantes, além de milhares de turistas que visitam a praia, sobretudo durante o verão.

A base do Samu está localizada na Avenida João Pessoa, 485, bairro do Pilar. A equipe conta com uma médica coordenadora, um coordenador de enfermagem, quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas.

O espaço escolhido para sediar o Samu foi escolhido estrategicamente próximo ao Hospital e Maternidade Alzira Figueiredo, que está equipado com uma sala de atendimento preparada para receber os pacientes socorridos pelo serviço. “Não adianta ter a ambulância se o município não contar com a estrutura necessária para que o Samu possa prestar um bom atendimento”, reforça o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes.

Além da unidade de Itamaracá, a RMR dispõe de mais 49 veículos (13 deles são UTIs móveis), distribuídos por outros 13 municípios. No Agreste, existem sete veículos (em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe) e, no Sertão, três unidades (todas em Petrolina). O repasse anual da SES para a manutenção do Samu é de R$ 4.920.000, 00. A próxima cidade a ser contemplada pelo Samu é Gravatá, Agreste do Estado, que deverá receber o serviço nos próximos dias.