Tratada como uma das prioridades do Governo do Estado, a atenção à mulher ganhou um reforço da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (Promata), a SES está oferecendo apóio para 38 municípios estruturarem seus serviços de saúde para atendimento especializado ao público feminino. A primeiras cidades beneficiadas foram Timbaúba e Palmares, contempladas com a entrega de equipamentos para a estruturação de ambulatórios especializados em atendimento de mulheres.

“Estamos querendo trazer um olhar diferente para as políticas públicas da mulher. Esse é um compromisso que assumimos”, disse o governador Eduardo Campos durante a inauguração do serviço (19/070, que funciona no Hospital Municipal João Coutinho. A iniciativa faz parte do programa Chapéu de Palha, que pretende melhorar as condições de vida nos municípios nos municípios canavieiros.

Em Palmares, o ambulatório funcionará onde havia uma central de marcação de consultas sub-utilizada. O local tambám foi preparado para receber os equipamentos. “Teremos dois médicos tocoginologistas e três enfermeiros de plantão, oferecendo um acompanhamento especializado na área de planejamento familiar”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher de Palmares, Andréa Mendes.

O ambulatório possibilitará aos municípios a realização de consultas de pré-natal, prevenção de câncer de mama e clínica médica para mulheres. Cada cidade recebe uma relação com 21 itens, chamado de kit da saúde da mulher, que inclui mesa ginecológica, balança pediátrica, detector de batimentos cardíacos e sonar e autoclave, além de outros utensílios essenciais para o funcionamento do ambulatório. No total, serão investidos mais de R$ 800 mil para a compra dos kits para os 38 municípios.

Nos 38 ambulatórios da mulher a serem inaugurados, trabalharão mais de 250 médicos e enfermeiros capacitados pelo Instituto Materno Infantil. Além de viabilizar os ambulatórios, a SES estará realizando outras ações através do Chapéu de Palha. O trabalho será concentrado nas áreas da atenção primária, como a saúde do trabalhador, segurança alimentar e combate a doenças como hanseníase, tuberculose e esquistossomose. Estão previstas ainda atividades educativas com a população e imunização dos trabalhadores cadastrados no programa.

PROGRAMA - Criado pelo ex-governador Miguel Arraes, o Chapéu de Palha foi relançado este ano com maior abrangência, englobando as áreas de educação, cidadania, habitação, meio ambiente e saúde. Os principais beneficiados são trabalhadores rurais da palha da cana-de-açúcar, entre 18 e 60 anos, de 52 municípios da Zona da Mata. Cerca de 20 mil agricultores estão inscritos.

Inauguração do Ambulatório da Saúde da Mulher – Palmares

Local: Rua Coronel Pedro Paranhos, bairro de São Sebastião, próximo ao Hospital Regional de Palmares