O inverno começou forte na Região Metropolitana do Recife e, com o acúmulo de água precipitada, naturalmente ocorre um aumento nos casos de leptospirose, doença de alta letalidade transmitida pela urina do rato. Para conscientizar a população e também alertar as prefeituras, responsáveis pelas ações de limpeza urbana e eliminação dos focos de transmissão, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) enviou dez mil cartazes explicativos às secretarias municipais, postos de saúde, hospitais públicos e privados, além de ônibus da RMR. Também estão sendo entregues a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde manuais clínicos que orientam no diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença.

Os materiais educativos, além de orientar população e profissionais, têm um caráter preventivo, já que o aumento na incidência da leptospirose começa mais ou menos 15 dias após o início do período chuvoso. De acordo com a gerente de Epidemiologia da SES, Zailde Carvalho, até o momento a incidência da leptospirose está bastante controlada em Pernambuco, com menos casos que no ano passado, mas é preciso manter a vigilância. Em 2007, foram registrados 28 casos e 4 óbitos, contra 83 registros e 10 mortes ocorridos no mesmo período de 2006.

“É preciso que as pessoas, mais ainda os profissionais que lidam diariamente com o lixo ou saneamento básico, protejam as mãos e pés com sacos plásticos, luvas e botas ao passar por poças de lamas e água acumulada da chuva, onde pode haver a leptospira, bactéria contida na urina do rato”, explica Zailde. Outras dicas importantes são lavar bem a pele com água e sabão logo após ter entrado em contado com a lama e manter o lixo de sua casa sempre fechado em casos plásticos ou enterrado, para evitar a presença de ratos. Em caso de suspeita, é importante que o paciente procure, o mais rápido possível, uma unidade de saúde.
“Quanto mais tempo um paciente demorar para procurar um hospital diminui as chances de cura, principalmente para os idosos”, orienta a gerente de Epidemiologia.

Sintomas mais freqüentes da leptospirose

• Febre
• Olhos amarelados
• Dor muscular, principalmente na “batata da perna”