O Laboratório Central de Pernambuco (LACEN-PE), em parceria com a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), promove, até sexta-feira (31/08), uma oficina para discutir o diagnóstico laboratorial de infecções intestinais causadas por bactérias. A oficina será direcionada a profissionais dos laboratórios públicos de estados do Norte e do Nordeste.

O Auditório Bruno Maia, localizado na sede da Sociedade de Medicina de Pernambuco (Boa Vista, ao lado da SES), foi o local escolhido para a realização do evento. Técnicos do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz conduzem as palestras sobre o diagnóstico das Entero-infecções bacterianas. Além disso, serão discutidos também aspectos para o controle de qualidade nos laboratórios. Após as palestras, os participantes expõem, através de debates, a realidade de cada Lacen.

Segundo a gestora da Rede de Laboratórios Públicos de Pernambuco, Terezinha Tabosa, essa é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos. “Além de atualizar os profissionais de saúde no diagnóstico laboratorial, a oficina representa uma troca de experiências entre os laboratórios do Norte e Nordeste”, afirmou Terezinha. Assim, esse evento de dimensões regionais é mais uma iniciativa para otimizar o trabalho dos profissionais de laboratório.