A IX Gerência Regional de Saúde, que abrange 11 municípios no Sertão do Estado, com sede no município de Ouricuri, recebeu no mês passado o retorno da caravana da Secretaria Estadual de Saúde, para a apresentação das propostas de ações na saúde. O encontro foi resultado da parceria do Estado com os municípios para uma avaliação e qualificação dos sistemas básicos de saúde municipais e desenvolveu ações até o último dia 26/04.

Neste segundo encontro, as propostas de melhorias e capacitação dos serviços de atenção básica desses municípios foram apresentadas aos secretários municipais e técnicos de saúde, com discussão dos sistemas de Atenção à Saúde da Mulher e da Pessoa com Deficiência. Durante o evento, os representantes municipais puderam colaborar com esse planejamento. “Estamos realizando um trabalho de construção em conjunto, e precisamos ouvir os gestores locais até para ter certeza das reais necessidades e saber o que eles têm para acrescentar”, diz Alessandra Fam, gerente de Atenção à Saúde da Mulher.

E para ter certeza que as melhorias não vão demorar a ter reflexo positivo, a SES também uniu oficinas práticas às discussões teóricas. Técnicos da Saúde da Mulher capacitaram coordenadores e técnicos municipais da Saúde da Mulher dentro da política estadual, para uma melhor integração entre eles, além de realizar uma qualificação dos digitadores dos sistemas de informação em saúde. Segundo Alessandra, “o bom funcionamento desses sistemas permite entender o que é importante melhorar em cada localidade; e para se ter uma real idéia dessas necessidades eles têm de ser devidamente atualizados”.

Os indicativos de mortalidade materna, por exemplo, registram um número de 69 óbitos para cada 100 mil na I Geres, que abrange a Região Metropolitana, enquanto que na IX Geres de Ouricurí esse número chegou a 101 para cada 100 mil, no ano de 2003. São considerados baixos os índices até 20 óbitos, médios até 50 óbitos, elevados até 100 óbitos e muito elevados os acima desse número, como está classificada essa regional.

“O combate à mortalidade materna é um dos eixos principais desse governo, e nós também estamos trabalhando essa questão com os municípios, implementando e colaborando com o Comitê Regional de Estudos da Mortalidade Materna, nesta semana”, diz Alessandra, lembrando que “o município de Ouricuri apresentou, em 2003, indicativos de mortalidade materna de 71 para cada 100 mil, enquanto que esse número já chegou a 148 para cada 100 mil em 2005”.

O gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com deficiência, Gildásio Moura, acompanhou a caravana e desenvolveu uma oficina de reabilitação com foco na comunidade, voltada para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e coordenadores da atenção básica. Neste mês, a III Geres, em Palmares, recebe a primeira visita da caravana da SES para também integrar as ações de parceria pela qualificação do sistema básico de saúde.