Pacientes com alguma deficiência física passarão a contar, a partir de hoje (12/06), com um serviço público de reabilitação física no município de Paulista. Às 10h, será inaugurado, pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, o Núcleo de Reabilitação do Hospital da Mirueira, construído em parceria com o Ministério da Saúde com um investimento total de R$ 466 mil.

A unidade da Mirueira passa a integrar a rede de reabilitação pública, ao lado dos núcleos dos hospitais João Murilo, em Vitória de Santo Antão, e Restauração, localizado no Derby. Quando estiver toda concluída, a rede passará a contar com 14 centros de reabilitação física, espalhados ao longo de todo o Estado, oferecendo serviços de baixa, média e alta complexidade.

Na Mirueira, o paciente devidamente encaminhado pelo médico encontrará uma equipe de quatro profissionais de saúde, prontos para atendê-lo. Dependendo do quadro clínico, um fisioterapeuta, um assistente social, um psicólogo e um fonoaudiólogo poderão agrupar conhecimentos, dando a possibilidade de um tratamento ampliado pelas lentes de quatro campos científicos. Além dos recursos humanos gabaritados, o Núcleo de Reabilitação Física recebeu equipamentos e material de consumo.

“Esse é um passo que estamos tomando para melhorar a qualidade de nossa assistência na rede pública de saúde”, afirmou o gerente da Assistência à Saúde da Pessoa com Deficiência, Gildázio Moura. O local para implantação desse centro, de acordo com o gerente, não foi à toa. Especializado em Hanseníase, o Hospital da Mirueira recebe alguns pacientes que já estão em um estágio avançado da doença. Nessa fase, existe a possibilidade da perda de membros do corpo humano. “E aí está a importância desse núcleo, que deverá atender pacientes internos, assim como a comunidade local”, explica.

Também especializado em alcoolismo, o Hospital da Mirueira possui 174 leitos, todos destinados ao atendimento do Sistema Único de Saúde. Além de dependentes químicos e portadores de hanseníase, o Hospital atende pacientes de diversas especialidades médicas e seu ambulatório chega a receber, por mês, cerca de 4,5 mil pessoas.

Doença contagiosa causada por um micróbio conhecido como Bacilo de Hansen, a hanseníase afeta a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas e pés, podendo causar deformidades nas extremidades do corpo. A transmissão – nem sempre contagiosa – se dá através do contato direto e permanente com uma pessoa contaminada que não está se tratando. O bacilo é passado por meio do ar expelido durante tosse, fala ou espirro. Ao contrário de todo o preconceito histórico em torno da doença, a hanseníase tem cura e o prazo atual para sua eliminação varia entre seis meses e dois anos.

Serviço
Evento
: Inauguração do Núcleo de Reabilitação Física do Hospital da Mirueira
Horário: Terça-feira (12/06), às 10h da manhã
Local: Estrada da Mirueira, s/n, Mirueira, Paulista.