Um grupo de pacientes acima de 60 anos, com muita vontade de largar o cigarro, passará gratuitamente por um acompanhamento especializado de seis meses para extirpar o vício do tabagismo. A novidade foi anunciada no dia 27/08, durante a campanha “Respire e Viva na Terceira Idade”, promovida pelo Hospital Geral de Areias (HGA), referência estadual no atendimento a pacientes idosos. Com palestras educativas sobre as conseqüências do cigarro e orientações para quem deseja deixar o vício, o evento lembrou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado anualmente no dia 29/08.
 
Para ingressar no grupo de pacientes que desejam parar de fumar, é necessário participar de uma das palestras, fazer uma avaliação clínica e respiratória (oferecida durante a campanha) e assumir o compromisso de querer parar de fumar. Poderão participar do programa até 100 pessoas, numa parceria inédita entre o Geral de Areias e o Real Hospital Português. Já em setembro, começarão as reuniões em grupo, nas dependências do HGA, onde os participantes serão acompanhados por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionistas.
 
As reuniões ocorrerão duas vezes por semana. Depois de 90 dias do início do tratamento, os pacientes irão se submeter a uma consulta médica, agora no Hospital Português. Esse acompanhamento se repetirá por mais quatro vezes ao longo de 2007 e início do próximo ano. Se necessário, poderão ser administrados gratuitamente medicamentos contra o vício do tabagismo, como adesivo de nicotina e antidepressivos.
 
Para a médica e coordenadora do evento, Clélia Lins, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre o tabagismo e diminuir os riscos de doenças causadas pelo cigarro. “A mobilização social é peça chave no enfrentamento do problema do tabagismo”, afirmou. Animado com a idéia de deixar de vez o cigarro, o aposentado Amaral Dutra, 67 anos, está motivado para participar do grupo. “Sou fumante há 52 anos. Por causa disso, já tive de colocar duas pontes de safena e já perdi um rim, ou seja, como você pode ver, o cigarro só está prejudicando a minha saúde”, justifica.
 

O tabagismo é principal causa de muitas doenças pulmonares, como bronquite crônica, enfisema pulmonar e câncer de pulmão. Está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais. Por isso é importante que se esclareça a sociedade sobre os malefícios do fumo, para que as pessoas possam trocar o cigarro por bem-estar e qualidade de vida.