De hoje (05/06) até amanhã, uma caravana da Secretaria Estadual de Saúde (SES), está na III Gerência Regional de Saúde (sediada em Palmares) para discutir os maires problemas enfrentados pelos gestores de saúde de cada um dos 22 municípios da região. A meta da reunião é, a partir do diálogo, traçar soluções para otimizar a atenção básica na Zona da Mata. A ação faz parte do programa Chapéu de Palha, que é voltado para melhorar as condições de vida dos canavieiros na época da entressafra.

O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, estará presente à solenidade de inauguração do evento, programada para as 19h. Mas a programação da caravana já começou pela manhã, com debate entre representantes de todos os segmentos da SES e gestores e secretários de saúde locais.

Entre os principais problemas identificados, a falta de resolutividade dos municípios é considerado pelos gestores locais uma das principais razões para o sobrecarregamento dos hospitais regionais.

Após a identificação dos maiores problemas de saúde, detectado através de um perfil epidemiológico de cada município, a caravana também procurará conhecer as necessidades da população local.

Amanhã, ao final do evento, haverá uma pactuação de ações, metas e prazos entre os poderes estaduais e municipais para efetivar as melhorias nos serviços de atenção à saúde. Todos esses aspectos deverão estar melhor esclarecidos na carta de Palmares, um mecanismo próprio para avaliação.

Já nos dias 11, 12 e 13 de junho, a caravana da SES aporta no município de Limoeiro, sede da II regional de saúde. Da mesma maneira, serão discutidos os problema da regional, município por município, através de perfis epidemiológicos.

Em Ouricuri, cidade localizada no sertão de Pernambuco e sede da nona regional de saúde, a caravana da SES se reuniu com gestores, técnicos e pacientes do município para discutir os indicadores de saúde e da área social de cada cidade. Esse foi o primeiro local onde a caravana da SES aportou no dia 26 de março desse ano. Assim como nos encontros de Palmares e Limoeiro, a pretensão em Ouricuri foi montar estratégias e ações para o fortalecimento da atenção primária de saúde e melhorar os indicadores, a exemplo da taxa de mortalidade infantil.