O trabalho de levar as crianças menores de cinco anos aos postos de saúde no último sábado está sendo bem recompensado. Pernambuco é o estado do Brasil com o melhor percentual de crianças vacinadas contra a poliomielite. Segundo os dados preliminares do Ministério da Saúde, o Estado imunizou mais de 745 mil menores de cinco anos. Ou seja, das 828 mil meninos e meninas, Pernambuco conseguiu vacinar quase 90% delas, o que torna o Estado líder no ranking nacional.

“A razão para o sucesso da segunda etapa da campanha contra a poliomielite em Pernambuco foi o fato de termos procurado orientar, uma semana antes, os municípios nas regionais de saúde, além do apoio fundamental da mídia em nosso Estado, cobrindo os eventos de mobilização contra a paralisia infantil”, ressaltou a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Teresa Maia. “Outra coisa fundamental também foi o envolvimento de todos, desde os profissionais que ficam na ponta, vacinando, até os pais que cumpriram seu papel, levando os filhos aos postos de vacinação”, acrescentou a coordenadora.   

Em segundo lugar no ranking nacional, está o estado do Paraná, com 85% de suas crianças vacinadas, o que representa 790 mil pessoas imunizadas. Em terceiro, ficou o estado do Sergipe, com 82% da meninada vacinada, representando um número de 175 mil crianças que tomaram as gotinhas contra a paralisia infantil. Toda a contagem, para quem deseja conferir, pode ser acompanhada pela internet, na página do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações: http://pni.datasus.gov.br

Até o dia 4 de outubro, deverá ser divulgado o balanço final da segunda etapa da campanha contra a poliomielite. Como os últimos dados ainda estão sendo atualizados pelos 185 municípios do Estado, a tendência é que Pernambuco obtenha uma marca próxima a 100% de cobertura vacinal – a meta do ministério é de 95% em cada estado. Pelo seu ótimo histórico em vacinação, a expectativa é de que, além da vacina para os residentes no Estado, Pernambuco tenha imunizado um percentual de crianças dos vizinhos Paraíba e Alagoas

“Mesmo com esse aspecto positivo, estamos ainda em busca da homogeneidade da cobertura vacinal. Queremos que todos os municípios vacinem pelo menos 95% de suas crianças menores de cinco anos”, frisou a coordenadora Teresa Maia.

Apesar de Pernambuco não registrar um caso de poliomielite há 19 anos, a doença ainda circula em 17 países. No mundo, foram registrados esse ano 288 casos de paralisia infantil. “Não podemos deixar nenhuma área descoberta, sem uma cobertura limite de imunização, pois poderemos ter pessoas susceptíveis a contrair a doença”, explicou. A coordenadora Teresa Maia lembra que os pais que perderam a vacinação no último sábado ainda podem levar as crianças a um posto de saúde, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Além da pólio, as os pequenos podem ser imunizados contra tétano, coqueluche, sarampo e Hepatite B.