O programa Chapéu de Palha chega esta semana aos municípios de Quipapá, Chã de Alegria e Belém de Maria. As três cidades da Zona da Mata Sul do Estado recebem equipamentos para a estruturação de um ambulatório especializado no atendimento médico à mulher. Em Quipapá e Chã de Alegria, a entrega foi feita no último dia 04/09. Já em Belém de Maria, ocorreu no último dia 05/09.

Com essas três cidades, já são 21 municípios beneficiados pelo programa na área da saúde. Antes, as cidades de Timbaúba, Palmares, Tamandaré, Rio Formoso, Barreiros, Água Preta, São José da Coroa Grande, Paudalho, Lagoa do Carro, Escada, Primavera, Amaraji, Joaquim Nabuco, Vitória de Santo Antão, Condado, Itaquitinga, Glória do Goitá e Pombos já haviam sido contempladas. Cada um dos municípios recebe um “kit da saúde da mulher”, que contém 21 itens, entre eles mesa ginecológica, balança pediátrica, detector de batimentos cardíacos e sonar e autoclave, além de outros utensílios essenciais para o funcionamento do ambulatório.

A expectativa é, até o final do ano, possibilitar a implantação de um ambulatório da mulher em 38 municípios, garantindo a realização de consultas de pré-natal, prevenção de câncer de mama e clínica médica para mulheres. Ao todo, serão investidos mais de R$ 800 mil para a compra dos kits.

Além de viabilizar os ambulatórios, a SES realizará outras ações através do Chapéu de Palha. O trabalho será concentrado nas áreas da atenção primária, como a saúde do trabalhador, segurança alimentar e combate a doenças como hanseníase, tuberculose e esquistossomose. Estão previstas ainda atividades educativas com a população e imunização dos trabalhadores cadastrados no programa.