Na manhã do último dia 22/05, o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, visitou os 12 leitos reformados do Centro de Terapia de Queimados do Hospital da Restauração. A unidade, que atende cerca de 250 pacientes por mês, passou por uma reestruturação no sistema de climatização e, com os 12 leitos, o CTQ passará a contar com 40 vagas para internamento.

Na ocasião, foi lançada a campanha da Rede Estadual de Combate aos Acidentes com Queimaduras, uma parceria do HR com a ONG Criança Segura e o Corpo de Bombeiros. Durante toda a manhã, no auditório do HR, ocorreu um ciclo de palestras visando a mobilização para o dia nacional de prevenção de acidentes com queimaduras, marcado para o dia 06 de junho.

"A Secretaria de Saúde tem feito um grande esforço, inclusive utilizando verba do Tesouro Estadual para promover a reestruturação da área da Saúde do nosso estado, visando um atendimento de maior qualidade em toda rede pública estadual", disse o secretário, na abertura do evento. Em seguida, o diretor do HR, Américo Ernesto, falou brevemente sobre a campanha. "A prevenção, de maneira bem trabalhada, vai evitar a sobrecarga das emergências".

A palestra que abriu a programação foi "Queimadura: uma questão social", apresentada por Marcos Barretto, diretor do CTQ/HR. Barretto ressaltou que, dos três mil pacientes queimados atendidos por ano no hospital, 40% são da RMR e 60% do interior. O médico lembrou que a falta de informação ainda é a maior causa desses acidentes.

Os temas abordados no seminário foram o tratamento cirúrgico das queimaduras, a prevenção de acidentes com crianças e o atendimento psicológico aos pacientes. O capitão Clayton David, representando o Corpo de Bombeiros, também palestrou sobre a prevenção de acidentes caseiros. David utilizou vídeos ilustrando ações imprudentes que podem provocar incêndios, reforçando a importância da prevenção.

Além do seminário, faz parte da campanha a distribuição de cartazes educativos nos ônibus da região metropolitana e atividades nas escolas públicas. Já no Agreste e Sertão do Estado, além dos cartazes, os profissionais das Gerências Regionais de Saúde no Interior receberão treinamento especial para orientar a população.

Dicas - Em caso de queimaduras graves, não é recomendado passar nenhum tipo de produto caseiro. A vítima deve colocar a parte atingida em água corrente, envolver com pano limpo e úmido e chamar por socorro médico. Por mês, o CT/HR atende uma média de 250 pacientes. Somente no ano passado, a Unidade de Queimados atendeu mais de três mil pessoas.