Dando continuidade a política de fortalecer os serviços de atenção básica, a Secretaria Estadual de Saúde realizou nesta quinta-feira (05/07), durante todo o dia, no Marante Hotel, uma oficina para a criação do modelo estadual de monitoramento e avaliação da atenção primária. Na ocasião, 30 técnicos da SES estiveram reunidos para definir os procedimentos a serem adotados para acompanhar os serviços e ações realizadas na Saúde pelos municípios do interior.

O grupo teve como função principal identificar possíveis dificuldades enfrentadas pelos municípios para ajudá-los a reverter esses problemas. “Estamos criando um instrumento de monitoramento, onde os técnicos serão capacitados numa visão integrada, abrangendo todas as áreas da atenção primária, como Saúde do Homem, Mulher, Criança, Mental, além de doenças como tuberculose e hanseníase”, diz Laize Bilhante, coordenadora da equipe de monitoramento e avaliação.

A coordenadora lembra ainda os benefícios logísticos que o grupo representará para a saúde pública. “Com esse conhecimento do homem como um todo, vamos realizar um trabalho mais eficiente e rápido. Como um gestor estará capacitado a verificar necessidades em setores que não são os seus, evitamos ter que mandar vários técnicos para um mesmo município, o que otimiza tanto nosso tempo quanto os gastos”, diz.

A atenção primária é a porta de entrada do usuário do SUS e é a partir dela que o paciente pode ser encaminhado para os serviços de média e alta complexidades. A avaliação dos monitores será mensal e a equipe atuará em todas as Geres, trabalhando um grupo de municípios por vez. As carências verificadas nos municípios serão notificadas à Secretaria Estadual para que sejam desenvolvidas ações de melhorias junto aos gestores municipais.