No último sábado (09/05), o Estado realizou o Dia D contra a influenza, para chamar a população a se imunizar contra os vírus que provocam a gripe. Após as ações, que ocorreram nos postos de saúde e unidades especiais, como o Hospital Geral de Areias, já são 279.877 pessoas imunizadas (13,3% do total). Contudo, o público total da campanha, que segue até o próximo dia 22/05, em Pernambuco é formado por 2,09 milhões de pessoas.
 
O público alvo da vacinação contra a influenza é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantadores, obesos, doentes cardíacos/renais/hepáticos/neurológicos crônicos, entre outros) também devem ser imunizadas, mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
 
A expectativa é imunizar, no mínimo, 80% do público contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, além do público que estiver com febre moderada ou grave, que deve esperar a melhora do quadro.
Conteúdo Relacionado