O manejo clínico da leishmaniose no âmbito da Atenção Primária foi o tema central de uma oficina na II Gerência Regional de Saúde (Geres), nesta terça-feira (09/07), em Limoeiro. Mais de 70 profissionais, entre médicos e enfermeiros, participaram do treinamento, que tem o objetivo de aperfeiçoar o diagnóstico da doença e o tratamento precoce nos atendimentos à população. A capacitação contou com a participação de representantes da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (Sevsap).

Durante a programação da oficina, os participantes acompanharam, inicialmente, explanações sobre a operacionalização das atividades de leishmaniose no âmbito da Atenção Primária, a partir das diretrizes técnicas da doença. Em um segundo momento, o encontro foi direcionado ao diagnóstico, tratamento e esclarecimento de dúvidas a partir da experiência local dos profissionais em seus respectivos municípios de atuação.

A oficina contou com as palestras da coordenadora Estadual de Vigilância da Leishmaniose visceral, Esquistossomose e Geo-helmintíases, Mariana Nascimento; da apoiadora de Vigilância da Coordenação Estadual de Zoonoses, Silvana Leal; e do médico infectologista do ambulatório de referência em doenças tropicais do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Diego Guedes.