Estão abertas as inscrições para as etapas macrorregionais da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CESTT). O evento, que será norteado pelo tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”, será realizado nos dias 23 e 24 de abril, em Petrolina (paras as VII, VIII e IX Geres); 7 e 8 de maio, em Serra Talhada (VI, X e XI Geres); 13 e 14 de maio, em Caruaru (IV e V Geres); e Recife, nos dias 20 e 21 de maio (I, II, III e XII Geres). Para realizar inscrição e conhecer material de apoio, basta acessar o endereço www.ces.saude.pe.gov.br.

A programação conta com debates, grupos de trabalho e elaboração de propostas para implementação da Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora nos municípios. Ainda haverá a eleição que definirá os delegados que participarão da etapa estadual da conferência, a ser realizada em junho.
A 4ª CESTT tem como eixo central “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”. Ele foi dividido em 4 sub-eixos: o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e trabalhadora; o fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e trabalhadora formal e informal; a efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade no Estado de Pernambuco nas três esferas de governo; e o financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no Estado e nos Municípios.

Os inscritos deverão anexar ata de reunião do Conselho Municipal de Saúde referendando sua participação.

Conteúdo Relacionado